Jornal Médico Grande Público

Cuidados de saúde com base em valor: Que desafios?

O Portugal Value Meeting For Health and Care 2018 surge no seguimento da Conferência ICHOM Portugal [International Consortium for Health Outcomes Measurement], uma iniciativa conjunta da Nova School of Business and Economics, da Nova Medical School e do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que decorreu em fevereiro de 2017.

Na altura, conforme explica o responsável pela organização do evento e chair da NOVAsaúde | Value Improvement in Health and Care, João Marques Gomes, os stakeholders da Saúde reuniram-se com um objetivo: discutir a importância dos cuidados de saúde baseados em valor.

O ICHOM resulta de uma parceria entre a Harvard Business School, o Karolinska Institutet e o The Boston Consulting Group, tendo sido fundado com o objetivo de “transformar os sistemas de saúde em todo o mundo, através da medição e disseminação dos resultados dos utentes/doentes de uma forma padronizada”.

De acordo com João Marques Gomes, medir os cuidados de saúde com base no valor que estes produzem para o doente é útil para todos os agentes do sistema de saúde, uma vez que esta informação permite que todos passem a fazer escolhas mais informadas, algo que não acontece atualmente. Desta forma, os profissionais de saúde passam a saber quais são as práticas clínicas que produzem os melhores resultados e os gestores das organizações de saúde têm oportunidade de montar sistemas que premeiem o bom desempenho das várias unidades de saúde, na medida em que conseguem identificar e definir esse bom desempenho.

Ou seja, ao invés de se basearem somente em dados quantitativos, os agentes de saúde passam a poder basear-se em dados qualitativos, sabendo o verdadeiro impacto que determinado tratamento ou cirurgia tem de facto na qualidade de vida dos doentes.

Atualmente, não basta conhecer os números, importa antes avaliar o valor que cada intervenção médica tem na vida dos doentes e perceber o que pode ser feito para melhorá-la, defende o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, José Fragata.

“Até agora, os cuidados de saúde têm sido avaliados, financiados e geridos numa perspetiva de volume, ou seja, de número de casos. Facilmente ouvimos um político dizer: realizaram-se 400 mil cirurgias no hospital y ou 300 consultas na unidade de saúde x. No entanto, esta é uma forma grosseira de avaliar a prestação de cuidados de saúde, sendo que o mais importante é perceber com que qualidade foram prestados e quanto pagaram os utentes por eles”, exemplificou.

De acordo com José Fragata, em termos matemáticos o “valor” é uma equação em que o numerador é o resultado mantido ao fim de um ano [após uma intervenção médica] e o denominador é o custo para obter esse mesmo resultado. Isto é, numa perspetiva de cuidados de saúde com base em valor devem ser analisados os resultados versus os custos de saúde.

Foi com base nestas premissas, que a Universidade Nova de Lisboa resolveu trazer novamente para o debate a questão dos cuidados de saúde com base em valor centrados no próprio doente, desta vez, através da organização do evento “Portugal Value Meeting For Health and Care”, que decorre a 29 de novembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Neste encontro, João Marques Gomes irá apresentar uma noção geral sobre o conceito de “value-basead health care”, para que todos os participantes que não tiveram oportunidade de participar no ICHOM tenham, agora, oportunidade de perceber em que consiste esta ideia e de forma a mesma pode ser aplicada na prática.

De salientar que em Portugal já existem algumas unidades de saúde a aplicar este conceito, nomeadamente o IPO do Porto, a José de Mello Saúde e o Grupo Luz Saúde. Ao nível do ensino, embora muitas universidades ofereçam workshops sobre “value-basead health care”, a Nova Medical School deverá ser pioneira, porque deverá ser a primeira faculdade do mundo a integrar este conhecimento no seu currículo fundamental, mais concretamente, enquanto unidade curricular opcional do Mestrado Integrado de Medicina.  

Saúde Pública

news events box

Mais lidas