Jornal Médico Grande Público

Alzheimer Portugal assinala 30.º aniversário com realização de conferência
DATA
20/11/2018 11:13:14
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Alzheimer Portugal assinala 30.º aniversário com realização de conferência

A Associação Alzheimer Portugal realiza, nos próximos dias 22 e 23 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma conferência para assinalar os 30 anos de existência.

A conferência “Uma Visão Holística sobre as Demências” pretende fomentar a partilha de conhecimento e experiência, de boas práticas e também de discussão sobre as políticas, sem esquecer a promoção dos direitos das pessoas com demência.

Ao longo deste ano comemorativo do 30.º aniversário, a Alzheimer Portugal tem desenvolvido várias ações no sentido de aumentar o conhecimento sobre as demências. O principal objetivo é tornar a sociedade mais inclusiva e mais solidária para com as pessoas com demência.

“Com esta iniciativa, pretendemos promover o debate sobre o que tem sido feito ao nível da investigação e da intervenção clínica, quais as perspetivas futuras a respeito dos avanços no diagnóstico e ensaios em curso, bem como sobre a importância de envolver o cidadão e as pessoas com demência em projetos de investigação”, afirma a responsável da direção da Alzheimer Portugal, Rosário Zincke dos Reis.

Já o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, afirma que “um dos focos desta conferência comemorativa dos 30 Anos da Associação será a análise das atuais políticas que visam assegurar os direitos das pessoas com demência e seus cuidadores e, por sua vez, eliminar o estigma ainda bastante enraizado na sociedade portuguesa”.

Ao longo dos dois dias, serão realizadas sessões plenárias, palestras, workshops, entre tantas outras atividades, que vão contar com a presença de personalidades de renome nacional e internacional.

Durante a cerimónia de abertura será feita uma homenagem ao fundador da Alzheimer Portugal, Carlos Garcia. “Seria impossível não assinalar este marco da Alzheimer Portugal sem destacar o esforço e dedicação de quem começou todo o percurso da Associação para alcançar uma sociedade que, verdadeiramente, integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos, sem esquecer os seus cuidadores, familiares e amigos”, sublinha a vice-presidente da associação, Manuela Morais.

Está também prevista a entrega do Prémio de Melhor Poster a um dos participantes que tenha submetido o seu resumo no site da Alzheimer Portugal. O prémio consiste na oferta de uma inscrição para a 29.ª Conferência da Alzheimer Europe, que se realiza em 2019.

Consulte mais informações aqui.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas