Jornal Médico Grande Público

Ébola: 271 mortos e 458 casos de contágio na RDCongo
DATA
07/12/2018 12:50:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ébola: 271 mortos e 458 casos de contágio na RDCongo

O número de casos de ébola nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, lesta da República Democrática do Congo (RDCongo), subiu para 458 pessoas infetadas e 271 mortos, indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com os últimos dados da OMS, em 11 províncias de Kivu do Norte e três na província de Ituri foram notificados 458 casos (410 confirmados e 48 prováveis) e 271 mortos.

Note-se que o número de casos de ébola sofreu um aumento de 38 novos casos e 29 mortes, a partir de 4 de dezembro.

Recorde-se que, no dia 29 de novembro, a OMS anunciou que este é o segundo maior surto da história, logo depois do surto que ocorreu na África Ocidental, que causou milhares de mortes.

Nos últimos meses, a ONU mostrou-se preocupada com o risco de propagação da epidemia ao Burundi, Uganda, Ruanda e Sudão do Sul. Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, de 30 de outubro, instou estes países africanos a reforçarem as capacidades operacionais para lutar contra a doença, em total cooperação com a OMS.

Proposta pela Suécia, a resolução, aprovada pela unanimidade dos 15 Estados-membros, reconheceu o perigo de saúde regional do vírus de ébola na RDCongo.

Segundo o ministro da Saúde da RDCongo, Oly Ilunga Kalenga, a presente epidemia já ultrapassou em casos e mortos a primeira no país, registada em 1976.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas