Jornal Médico Grande Público

Ministra: SNS 24 é a melhor alternativa às urgências
DATA
10/01/2019 10:38:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ministra: SNS 24 é a melhor alternativa às urgências

A ministra da Saúde, Marta Temido, considera que o serviço SNS 24 é a melhor alternativa ao recurso imediato às urgências hospitalares.

Em declarações aos jornalistas, depois de ter visitado o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), Marta Temido lembrou as vantagens daquele serviço, que funciona 24 horas por dia, nomeadamente “ o conforto” de realizar a chama a partir de casa, “a rapidez”, tendo em conta que “em média as chamadas são atendidas em 20 segundos”, “a segurança”, uma vez que o atendimento é feito por enfermeiros que encaminham os doentes de acordo com algoritmos de decisão e, posteriormente, verificado com “uma chamada de controlo passado algum tempo”.

Embora reconheça que “não há sistemas isentos de falhas”, a ministra quis transmitir uma mensagem de tranquilidade, afirmando que o SNS 24 é um serviço “em que as pessoas podem confiar”.

Marta Temido apelou para o uso da linha telefónica em caso de suspeita de doença, considerando-a como a “melhor alternativa” às urgências, até para “evitar contágios”.

"As pessoas devem sempre ligar para a linha em caso de gripe ou outra sintomatologia", frisou, lembrando os casos não urgentes que chegam às urgências, provocando "filas de espera nos hospitais".

De acordo com a titular da pasta da Saúde, em média, apenas 20% das chamadas diárias de utentes com sintomas de gripe necessitaram de ser encaminhadas para as urgências hospitalares.

O plano de contingência sazonal, ativado nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, será estendido aos centros de saúde de outras regiões caso os médicos responsáveis entendam que se justifique, adiantou Marta Temido.

A ministra reconheceu que, apesar do aumento de 30% do número de utilizadores da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde em 2018, comparativamente a 2017, é preciso continuar a reforçar o apelo à sua utilização.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas