Jornal Médico Grande Público

CHLN: Heliporto do Santa Maria continua disponível para receber doentes 24h por dia
DATA
16/01/2019 10:32:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



CHLN: Heliporto do Santa Maria continua disponível para receber doentes 24h por dia

O heliporto do Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, vai continuar a estar disponível para receber doentes em situação crítica “24 horas por dia”, anunciou o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN).

“Desde a sua construção, há cerca de 40 anos, que a Plataforma de Aterragem de Emergência Médica do HSM-CHLN sempre foi utilizada durante a noite, pela Força Aérea Portuguesa quer, mais tarde, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”, refere o CHLN em comunicado.

De acordo com o documento, até novembro de 2018 os noturnos que aterraram na Plataforma de Aterragem de Emergência Médica “foram autorizados pela NAV – Navegação Aérea de Portugal, independentemente de o CHLN ser o proprietário desta infraestrutura”.

“A Plataforma de Aterragem de Emergência Médica do HSM-CHLN continuará, como sempre, disponível para receber doentes helitransportados em situação crítica, 24 horas por dia”, conclui.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) esclareceu que a operação noturna do heliporto do Hospital de Santa Maria “não consta, nem nunca constou” do manual de operações, dizendo "não aceitar” que o hospital alegue esse desconhecimento.

O comunicado da ANAC surgiu após o conselho de administração do CHLN ter anunciado que reiterou o pedido urgente de esclarecimento ao regulador do setor da aviação civil, sobre a interdição de voos noturnos no heliporto do Hospital de Santa Maria.

Recorde-se que, esta terça-feira, o CHLN afirmou que “não recebeu, até ao momento, qualquer informação da ANAC dando conta da interdição de voos noturnos no seu heliporto”.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas