Jornal Médico Grande Público

36.º ENMGF: Médicos de família “na linha da frente” do desenvolvimento da especialidade
DATA
14/03/2019 14:27:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




36.º ENMGF: Médicos de família “na linha da frente” do desenvolvimento da especialidade

Arrancou, hoje de manhã, em Braga, o 36.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (ENMGF), organizado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o mote “Na linha da frente”.

O médico de família e presidente da APMGF, Rui Nogueira, abriu os trabalhos, dando as boas-vindas aos colegas oriundos de todo o país e chamando-os “à linha da frente” do desenvolvimento da especialidade médica que abraçaram.

“Estamos no momento em que, sem querermos mexer nos modelos de unidades de saúde familiar (USF) atuais, queremos mais e novas unidades de cuidados de saúde primários (CSP)”, avançou o responsável, sublinhando que, “numa altura em que o país necessita de 200 novas unidades, a APMGF não pode conformar-se com o objetivo da tutela de abrir, em 2019, um total de 20 USF”.

É precisamente neste sentido que a APMGF tem vindo a trabalhar no Projeto-Beta, uma proposta organizativa e de prestação em CSP que pretende ser uma evolução do modelo das USF que, por sua vez, evoluiu a partir do Regime Remuneratório Experimental (RRE) e este dos Projetos-Alfa, nos anos 90.

Imbuída do lema da 36.ª edição do ENMGF – “Na linha da frente” –, a APMGF tema  intenção de apresentar o Projeto-Beta à tutela, na medida em que “temos consciência que, no ponto em que estamos, e na atual conjuntura de falta de recursos humanos e materiais, as USF não têm muito mais por onde evoluir”, esclareceu Rui Nogueira.

A reunião magna dos médicos de família portugueses decorre até ao próximo sábado, no Fórum Altice, em Braga.

A cerimónia de abertura do 36.º ENMGF contou com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Carlos Nunes, da presidente da Confederação Ibero-americana de Medicina Familiar (CIMF), Jacqueline Ponzo, e do presidente da Sociedad Española de Medicina de Familia y Comunitaria (semFYC), Salvador Tranche.

Fotogaleria

Saúde Pública

news events box

Mais lidas