Jornal Médico Grande Público

#Eur4Health: 47 ONG interpelam os futuros eleitos da união europeia
DATA
11/04/2019 16:24:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


#Eur4Health: 47 ONG interpelam os futuros eleitos da união europeia

As infeções virais não conhecem fronteiras. A epidemia do VIH continua ativa e a hepatite C causa danos por toda a Europa.

Segundo a #Eur4Health, cabe à União Europeia pressionar por uma resposta coordenada e eficaz em toda a região, envolvendo as pessoas afetadas, a sociedade civil, cuidadores e decisores políticos.

Com os seus parceiros da Plataforma Europeia da Coligação PLUS, o GAT e a Abraço apelam aos futuros membros do Parlamento Europeu para que se mobilizem para construir uma Europa com Saúde, sem SIDA ou hepatites até 2030.

A situação europeia continua a ser preocupante: 160 000 pessoas descobriram o seu estatuto de seropositivo em 2017, das quais 53% encontravam-se numa fase avançada da infeção. É na Europa Central e Oriental que a pandemia se encontra mais ativa e concentra, sozinha, 80% das novas infeções.

Mais ignorada ainda, a hepatite C, cujo vírus ataca as células do fígado, mata todos os anos cerca de 112.500 pessoas na região, ainda que existam medicamentos eficazes para curar estas pessoas.

No apelo à ação para uma Europa com Saúde #Eur4health, publicado hoje em 4 línguas e assinado por 47 ONG e atores da sociedade civil, é feito um apelo aos futuros parlamentares europeus e todas as instituições da União Europeia a aumentar a ajuda europeia para o desenvolvimento, estabelecer uma política de migração que respeite as pessoas e a sua saúde, implementar uma política de drogas que respeite os direitos e a saúde e estabelecer preços de medicamentos justos e transparentes.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

4