Jornal Médico

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DATA
01/05/2016 16:59:47
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Jornal Médico
Estudo da Frost & Sullivan avança benefícios deste nutriente:

Se cada europeu com mais de 55 anos ingerir diaria- mente um grama de ómega-3 poderão ser poupados cerca de 12,9 biliões de euros gastos anualmente na área cardiovascular.

Esta é a conclusão de uma análi- se realizada pela empresa de estudos de mercados Frost&Sullivan, a pedido da organização Food Supplements Europe (FSE), que vem afiançar uma redução significativa nas contas globais dos diferentes países europeus. Estima-se que cerca de 24% destes doentes sofram um internamento em virtude de uma doença cardiovascular num prazo de cinco anos, previsão que corresponde a um total de 34,8 milhões de internamentos.

Com custos globais fixados na ordem dos 1.328 triliões de euros, distribuídos por um período de cinco anos, e tendo em conta os resultados deste estudo, a suplementação de ómega-3 pode vir a aliviar o pesado encargo financeiro que representam os orçamentos de Saúde por toda a Europa.

Esta redução dos custos – cerca de 4,9% – resultaria, de acordo com o mesmo estudo, numa diminuição até 1,5 dos internamentos em toda a União Europeia entre 2016 e 2020 e uma poupança total de 64,5 biliões euros no período de cinco anos, correspondentes a uma diminuição anual de 12,9 biliões de euros em cuida- dos de saúde. Para Patrick Coppens, responsável da FSE, as conclusões desta análise representam dados económicos difíceis de ignorar e que devem ser tomados em consideração pelos decisores políticos pelos ganhos substanciais que esta opção representa.

Os benefícios do ómega-3 na área cardiovascular já se encontram documentados, evidenciando os benefícios do EPA (ácido eicosapentaenóico) e do DHA (ácido docosahexaenóico) na manutenção dos níveis normais de triglicéridos, da pressão arterial e da função coronária em situações de suplementação com doses superiores a um grama.

O mesmo relatório avança ainda que cerca de 20% dos europeus com idade superior a 55 anos já está a fazer suplementação de ómega-3 e promete a realização de futuros relatórios económicos acerca dos benefícios de outros nutrientes.

Onde encontramos o ómega-3

O ómega-3 integra a família das gorduras polinsaturadas, da qual o ómega-6 também faz parte. Este último, substancialmente presente em óleos vegetais (como as sementes de girassol, a soja e cremes vegetais) e mais facilmente encontrado em alimentos diariamente consumidos. Não sendo produzido pelo próprio organismo, depende em exclusivo da alimentação e da hipótese de suplementação deste nutriente.

Do ómega-3 fazem parte o ácido alfa-linolénico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). O primeiro é de origem vegetal e pode ser convertido em DHA ou em EPA (exemplo: as sementes de chia e de linhaça, as nozes, os óleos de soja e canola); o DHA é essencial no desenvolvimento da função cognitiva e o EPA está muito presente nos peixes e nas algas. Também os óleos de soja e canola, as sementes de chia e de linhaça, as nozes, as amêndoas e os amendoins são ricos neste nutriente, em particular no ácido alfa-linolénico.

Dado o facto de o ácido alfa-linolénico se converter apenas parcialmente em DHA ou em EPA e de o organismo não ter capacidade para produzir ALA, torna-se essencial garantir um bom consumo de peixes como o arenque, o atum, o bacalhau, o carapau, a cavala, o salmão e a sardinha, que são ricos em ómega-3.

Conheça os principais benefícios do ómega-3:

  • Fortalece o cérebro, aprimorando a memória e o sentido de humor;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Diminui a quantidade de triglicéridos;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz o risco de arritmias;
  • Reduz os sintomas de tensão pré-menstrual;
  • É útil no emagrecimento (quando consumido em doses corretas);
  • Ajuda a combater doenças como:
    • Artrite reumatoide;
    • Asma;
    • Depressão;
    • Diabetes;
    • Hipertensão arterial
    • Obesidade;
    • Osteoporose;
    • Psoríase.
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