Jornal Médico

Meningite de A a Z
DATA
06/02/2017 09:30:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Meningite de A a Z

Meningite. Uma palavra carregada de medo, que ninguém – particularmente nenhum pai ou mãe – quer ouvir, ou gosta sequer de pronunciar. Nesta edição, olhamos para esta doença com o rigor dos números, a coragem da ciência e a esperança da prevenção.

Fazemos uma viagem pelo “alfabeto” da meningite meningocócica, composto pelas letras A, B, C, W, X e Y: os seis grupos principais de meningococos responsáveis pela doença em todo o mundo. E lançamos o nosso foco sobre Portugal (e a Europa), onde o tipo B é o principal responsável pela doença invasiva meningocócica, correspondendo a 85% dos casos em crianças. Não perca a entrevista ao pediatra e coordenador da Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Luís Varandas, para perceber que a única forma de proteção contra a doença invasiva meningocócica é a vacinação.

Esteja atento aos sintomas da meningite e conheça o trabalho de quem, no terreno, procura tratar e minimizar as sequelas daqueles que se cruzam com esta doença rara, mas potencialmente fatal. Maria João Brito, infeciologista pediátrica e coordenadora da Unidade de Infeciologia do Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, reforça a importância da prevenção, assente na imunização.

O testemunho, na primeira pessoa, de alguém que venceu a doença, é-nos dado por Lenine Cunha. A história de superação do atleta que, ao lado de outros atletas marcados pela mesma doença, é o rosto português da campanha mundial #WinForMeningitis, para ler com admiração.

Registe-se

news events box