Jornal Médico Grande Público

Luiz Felipe Pinto: um dia histórico para a saúde pública do Rio de Janeiro
DATA
19/04/2012 11:46:33
AUTOR
Jornal Médico
Luiz Felipe Pinto: um dia histórico para a saúde pública do Rio de Janeiro

Dois milhões de cariocas (1) passaram a ter sua própria equipe completa de saúde da família, com um médico de família, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, técnico de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde

 

O município do Rio de Janeiro, com uma população-residente que segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) de 2010 é de 6.320.446 habitantes, vem passando, pela primeira vez em sua história, por uma reforma no seu sistema de saúde. A Reforma dos Cuidados de Atenção Primária em Saúde, baseia-se no modelo da reforma de Portugal e definiu a Estratégia de Saúde da Família como o centro da mudança.

cronica_luiz_felipe_pinto_02_232.jpgPartiu-se, no final de dezembro de 2008, de 3,5% da população coberta por equipes completas (com médicos de família) para mais de 30,0% em março de 2012 (mais de 600 equipes). Isso representa a maior estratégia de inclusão social em andamento na Saúde Pública do País: dois milhões de cariocas (1) passaram a ter sua própria equipe completa de saúde da família, com um médico de família, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista, técnico de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. No mês de março de 2012, essa grande marca da gestão do atual Prefeito Eduardo Paes, foi comemorada com a presença de diversas autoridades, como o Governador do Estado do Rio de Janeiro e a Presidenta da República, Sra. Dilma Rousseff (2), que se juntaram na inauguração da 57ª Clínica da Família (3). Vídeos que apresentam detalhes da reforma, ora em curso, podem ser vistos em http://www.youtube.com/SMSDCRJ, no qual a rede de 12 Estações Observatório (Rede OTICS-RIO), coordenadas pela Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde - SUBPAV, apresentam diversas temáticas desenvolvidas na atenção primária em saúde.  Em um desses vídeos o Dr. Luís Pisco dá seu depoimento à Estação OTICS AP 3.1 - Penha (4).

A meta para o ano de 2012 é ultrapassar a marca de 35% de cariocas com Saúde da Família. No Plano Plurianual da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2014-2017), contudo, essa marca para o ano de 2016, é de 70%, ou seja, espera-se que até lá, mais de 4,5 milhões tenham suas equipes completas de saúde.

Como estratégia para capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), algumas parcerias foram estabelecidas entre a Escola Nacional de Saúde Pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde do Brasil. A primeira é o Mestrado Profissional em Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família com 24 alunos. A segunda é a formação de três turmas de Especialização em Saúde Pública. A terceira, que acaba de iniciar no mês de março de 2012, é o maior Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Brasil, com 90 vagas. Estas e outras estratégias têm o apoio pioneiro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde (OTICS-RIO) que através de sua rede de estações, distribuídas por toda a cidade do Rio de Janeiro apoia, os cursos com salas de tutoria, videoconferência, laboratório de informática e auditório (5).

A REDE OTICS-RIO é responsável pelo apoio a todas as mais de 600 equipes de Saúde da Família na criação de blogs que retratam o dia-a-dia do processo de trabalho de quem está na ponta a trabalhar. Alguns blogs já apresentam um número superior a 100.000 acessos. Para motivar toda a rede de quase 200 Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família é lançado, anualmente, um concurso de melhores blogs de saúde da Família, com premiação para as melhores equipes e unidades de saúde da família. 

Faça um passeio virtual por uma Clínica da Família em:

http://www.youtube.com/watch?v=kgG2d0b3PIc&feature=plcp&context=C406915fVDvjVQa1PpcFMpH1hDEGl6gt3hZDlGcIJ55D4Fg6VYfho%3D).

 

Prof. Dr. Luiz Felipe Pinto
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS)
Coordenador da Rede de Estações OTICS-RIO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

(1)   http://www.youtube.com/watch?v=dr1pgIGOgtY&context=C40e5f0cADvjVQa1PpcFOBJPM8A6RL4DEGs9jD8RaxdR5A7vt1-gk=)

(2)   http://www.youtu.be/YxPXDDo17kE)

(3)   http://otics-rio.blogspot.com.br/2012/03/inauguracao-58-clinica-da-familia.html)

(4)   Http://www.youtube.com/watch?v=TcTdnbl0ZME&feature=plcp&context=C4e18f3bVDvjVQa1PpcFMpH1hDEGl6gkdm-XlNEKY0FieQ2ru3sa0%3D)

(5)   http://www.redeoticsrio.org

 

Saúde Pública

news events box

Mais lidas