1as Jornadas de Anestesiologia do Centro
DATA
27/04/2015 11:41:14
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

1as Jornadas de Anestesiologia do Centro

calendário

DATA: 8 a 9 de Maio

LOCAL: Coimbra

A primeira edição das Jornadas de Anestesiologia do Centro (JAC) decorre nos dias 8 e 9 de Maio, no Hotel Vila Galé, em Coimbra. O centro é uma zona que "concentra elevado número de profissionais com reconhecida competência técnica e científica", explica a Dra Clarinda Loureira, presidente das jornadas.

Sob a organização dos serviços de Anestesiologia dos Centros Hospitalares Baixo-Vouga, Leiria, Tondela-Viseu e Universitário de Coimbra, este será um evento científico de organização regional que pretende ser de âmbito nacional.

Secretariado:

Diventos – Congressos e Eventos, LDA.

Rua da Paz, n.º 66, 2.º andar - Sala 24

4050 – 461 Porto

T. +351 22 607 62 90

F. +351 22 607 62 99

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Saiba mais aqui

Generalização do modelo B: será a resposta para os problemas dos Cuidados de Saúde Primários?
Editorial | Denise Velho, membro da direção da APMGF
Generalização do modelo B: será a resposta para os problemas dos Cuidados de Saúde Primários?

Nos últimos tempos, temos assistido ao êxodo crescente de médicos, em geral, e Especialistas de Medicina Geral e Familiar, em particular, do Serviço Nacional de Saúde, uns por aposentação e outros por optarem por sair da função pública, ou até pela emigração. A rigidez da tutela, o excesso de burocracia, a falta de material e equipamento nas unidades, as carreiras e salários completamente desfasados da realidade, entre outros, são fatores que vão afastando os médicos. Em algumas zonas do país é desolador o cenário de Centros de Saúde sem médicos, unidades com mais de 9 000 utentes, e apenas um médico ao serviço. Dando o exemplo do meu ACeS, numa zona geográfica e socio-económica até agradável, no último concurso de recrutamento médico, de 41 vagas, apenas 7 foram preenchidas! Onde ainda se vai percebendo alguma estabilidade e capacidade de retenção dos profissionais é, efectivamente, nas Unidades de Saúde Familiar modelo B. 

Mais lidas