SUB com serviço “melhorado” substitui SAP
DATA
04/04/2008 07:56:39
AUTOR
Jornal Médico
SUB com serviço “melhorado” substitui SAP

O Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde (CS) de Estremoz, no distrito de Évora, entrou em funcionamento no passado dia 30 de Março, com dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de Raios X em serviço permanente

 

O Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde (CS) de Estremoz, no distrito de Évora, entrou em funcionamento no passado dia 30 de Março, com dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de Raios X em serviço permanente.

Em funcionamento 24 horas por dia, o SUB vem substituir o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) daquela unidade de saúde, oferecendo "um serviço melhorado e reforçado", adiantou ao nosso jornal o director do CS, José Manuel Evaristo.

De acordo com o médico responsável, as mudanças no atendimento têm essencialmente que ver com a criação e entrada em funcionamento, muito em breve, de um serviço de triagem orientado por um enfermeiro e que "deverá funcionar nas alturas de maior afluxo".

As instalações também sofreram trabalhos de melhoria, com o aumento do número de espaços de tratamento no SO.

Em termos técnicos, precisou José Manuel Evaristo ao Médico de Família, "passamos a ter mais um médico e um enfermeiro durante a noite e a dispor do serviço Via Verde Coronária, que permite a transmissão rápida de dados – nomeadamente do electrocardiograma – para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para um diagnóstico o mais precoce possível de enfartes do miocárdio". Para isso, o SUB conta com um sistema de tele-radiologia, "que também permite dar assistência, durante o dia, no ambulatório", explicou o director do CS.

O clínico salientou, ainda, que no respeitante às análises clínicas, o SUB passa a dispor de marcadores cardiovasculares também para o diagnóstico de enfartes do miocárdio.

O SUB de Estremoz – o primeiro a entrar em funcionamento num centro de saúde – parece não consistir, apenas, numa mudança de siglas. "Com a substituição do SAP pelo SUB houve, de facto, aspectos importantes que mudaram e a população está satisfeita", frisou José Manuel Evaristo.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas