Três novos CS avançam no norte alentejano
DATA
04/04/2008 08:01:30
AUTOR
Jornal Médico
Três novos CS avançam no norte alentejano

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) anunciou, há dias, a construção de três novos centros de saúde (CS) em Nisa, Crato e Montargil, num investimento superior a seis milhões de euros

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) anunciou, há dias, a construção de três novos centros de saúde (CS) em Nisa, Crato e Montargil, num investimento superior a seis milhões de euros.

"No distrito de Portalegre faltam construir apenas estas três unidades para completar, com qualidade, a rede de centros de saúde do Norte Alentejano", disse à agência Lusa o administrador da ULSNA, Luís Ribeiro.

De acordo com o responsável, "se tudo correr como o previsto"as três obras deverão arrancar no primeiro semestre de 2009.

Os actuais CS de Nisa, Crato e Montargil estão instalados nos edifícios dos antigos hospitais das três povoações alentejanas, em condições consideradas precárias. "Neste momento, estamos em diálogo com os autarcas dos respectivos concelhos para a cedência de terrenos, de forma a podermos construir os novos centros de saúde", explicou o responsável da ULSNA.

O investimento nas três novas unidades de saúde ascende a seis milhões de euros. Luís Ribeiro anunciou ainda que a ULSNA vai requalificar e ampliar as urgências de Ponte de Sor, num investimento de 160 mil euros.

"Vamos iniciar a fase de concurso para a adjudicação desta obra", revelou.

No que diz respeito às extensões de saúde de Caia (Elvas) e do bairro social dos Assentos (Portalegre), o responsável adiantou que se encontram também em fase de "adjudicação de obra".

A extensão de saúde de Caia será construída no edifício da junta de freguesia local, implicando um investimento de 150 mil euros. Já a extensão do bairro social dos Assentos será requalificada, numa obra cujo custo total está estimado em 80 mil euros.

O novo centro de hemodiálise de Portalegre é outro dos projectos que a ULSNA tem em marcha, devendo o equipamento estar concluído em 2009, num investimento de 2,5 milhões de euros. O centro de hemodiálise vai ser construído num terreno de 25 hectares, cedido pelo município de Portalegre.

A ULSNA, constituída a 1 de Março de 2007, integra os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 CS do distrito de Portalegre, depois de extinta a Sub-região de Saúde.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.