Manuel Godinho é o novo director
DATA
04/04/2008 08:16:06
AUTOR
Jornal Médico
Manuel Godinho é o novo director

O médico Manuel Godinho foi nomeado provisoriamente director do Centro de Saúde (CS) de Aljezur, após a demissão do antigo responsável, contestado pelos utentes, anunciou, há dias, o presidente da ARS Algarve

O médico Manuel Godinho foi nomeado provisoriamente director do Centro de Saúde (CS) de Aljezur, após a demissão do antigo responsável, contestado pelos utentes, anunciou, há dias, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

"É uma nomeação provisória, atendendo à situação daquele CS", explicou Rui Lourenço, sublinhando que, em Julho, com a entrada em funcionamento dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), "serão nomeadas novas direcções".

Manuel Godinho, actualmente a prestar serviço no CS de Lagos, sucede no cargo ao clínico Manuel Ramos, que se demitiu, em Fevereiro, na sequência da contestação popular por alegado mau funcionamento daquela unidade de saúde.

Os utentes queixavam-se, essencialmente, da falta de médicos de família, exigindo a adopção de medidas urgentes para colmatar a ausência de uma médica que se encontrava de baixa, quase contínua, há mais de seis anos, uma situação que deixava sem médico de família mais de 1.200 pessoas.

Face à contestação popular, a ARS do Algarve iniciou um processo de averiguações, que culminou com o pedido de demissão de Manuel Ramos, aceite pela administração.

Manuel Godinho é novo director do Centro de Saúde de Aljezur, que até há pouco tempo funcionava com três médicos, um número que o anterior director classificava como "insuficiente" para servir um concelho com mais de cinco mil habitantes.

O presidente da ARS Algarve, Rui Lourenço, adiantou ainda que a partir de Julho, os dezasseis centros de saúde da região, serão geridos apenas pelos três directores dos ACES do Barlavento, Central e Sotavento.

O primeiro engloba os concelhos de Silves, Lagoa, Monchique, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur. O Central integra os concelhos de Albufeira, Loulé, Faro, e São Brás de Alportel. Por sua vez, o do Sotavento abrangerá os concelhos de Olhão, Tavira, Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.