Mais de 15 mil utentes sem médico de família
DATA
17/04/2008 08:01:36
AUTOR
Jornal Médico
Mais de 15 mil utentes sem médico de família

O Centro de Saúde de Barcelos tem 15.500 utentes sem médico de família, o que corresponde a um défice de cerca de oito médicos de família

O Centro de Saúde de Barcelos tem 15.500 utentes sem médico de família, o que corresponde a um défice de cerca de oito médicos de família. Nas áreas de enfermagem e administrativa, esse problema não se verifica, garante o director, Manuel Vilas Boas. Quanto à falta de médicos, o responsável do CS de Barcelos espera que a criação das unidades de saúde familiar possam vir a colmatar as actuais deficiências.

Entretanto, é de prever que o chamado agrupamento de saúde do Baixo Cávado, que irá integrar os CS de Barcelos, Barcelinhos e Esposende, tenha a sua equipa técnica constituída até ao final do ano, o que na opinião do médico constitui uma vantagem, nomeadamente ao nível da autonomia financeira dos centros de saúde.

O concelho possui 19 extensões de saúde, algumas das quais distam 20 Km do centro. Até 2010 também estão previstas algumas alterações: a freguesia de Martim vai ter instalações novas e as extensões de Pedra Furada e de Macieira de Rates vão ser fundidas numa só estrutura a construir num extremo da freguesia. No outro lado do concelho, Aborim vai receber uma nova unidade de saúde que irá implicar o fecho das actuais instalações em Durrães e Gandra do Neiva.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas