Novos programas para crianças e idosos
DATA
19/06/2008 13:21:57
AUTOR
Jornal Médico
Novos programas para crianças e idosos

O Centro de Saúde (CS) de Montemor-o-Novo deu início a dois novos projectos, tentando, cada vez mais, ir ao encontro das necessidades da população que serve

 

O Centro de Saúde (CS) de Montemor-o-Novo deu início a dois novos projectos, tentando, cada vez mais, ir ao encontro das necessidades da população que serve.

Olá Bebé! e Programa de Prevenção de Quedas no Idoso são as duas novas iniciativas do CS, destinadas, respectivamente, à infância e à terceira idade, partindo do princípio que os idosos e os jovens casais que decidem ter um filho, configuram dois dos grupos de utentes que mais necessitam de apoio.

Integrado nos cuidados materno-infantis do CS de Montemor-o-Novo, o Olá Bebé! pretende ir ao encontro das actuais preocupações de incentivo à natalidade, na medida em que engloba acções que irão permitir um maior apoio aos casais durante os períodos gestacional e pós-parto.

Com o desenvolvimento deste projecto, o CS promove também os bons tratos às crianças, uma vez que as acções incluídas no projecto irão ajudar a formar pais mais informados, mais seguros do seu papel e, principalmente, com uma maior vinculação emocional ao novo elemento da família: o bebé.

O projecto Olá Bebé! envolve várias iniciativas, de entre as quais se destaca: preparação para o parto; visita domiciliária no pós-parto imediato; encontros no pós-parto; massagem infantil; apoio à amamentação; criação e distribuição de material informativo. O novo programa dirige-se a todos os casais, mulher grávida ou puérpera, que estejam a ser acompanhados no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo ou, que não sendo, desejem usufruir das iniciativas propostas.

Já o Programa de Prevenção de Quedas no Idoso pretende prevenir este problema recorrente, com consequências graves tanto para o próprio indivíduo como para a sociedade em geral, levando muitas vezes a lesões com um prognóstico de reabilitação reservado, a incapacidades severas com consequente dependência de terceiros e a internamentos hospitalares que poderiam ser evitados.

Reconhecendo que este fenómeno não tem de estar obrigatoriamente associado ao processo de envelhecimento, o CS de Montemor-o-Novo está a pôr em prática este novo projecto, dirigido a todas as pessoas com mais de 65 anos, que desejem manter-se activas e independentes.

 

Alimentação em debate nas I Jornadas de Saúde Infanto-Juvenil

 

O Centro de Saúde (CS) de Montemor-o-Novo organizou, no passado dia 28 de Maio, as suas I Jornadas de Saúde Infanto-Juvenil, dedicadas ao tema Alimentação … Olhares sobre uma Nova Geração, que decorreram na Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Vila.

O CS de Montemor-o-Novo tem vindo a desenvolver várias actividades no âmbito do Programa Nacional de Combate à Obesidade, como acções de formação/sensibilização, rastreios, consultas de nutrição e psicologia, entre outras.

Foi na continuidade deste trabalho que se realizaram, no mês passado, as I Jornadas de Saúde Infanto-Juvenil, dedicadas à temática da alimentação, que reuniram profissionais das mais diversas áreas relacionadas com a infância e a juventude, com o intuito de promover uma discussão acerca de prevenção e controlo da obesidade infantil e de outras problemáticas relacionadas com hábitos e comportamentos alimentares adquiridos na sociedade em que vivemos.

Esta iniciativa teve como principais destinatários professores, auxiliares de educação, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de áreas afins e pais/encarregados de educação.

O programa das I Jornadas de Saúde Infanto-Juvenil contemplou quatro mesas redondas: Obesidade e desenvolvimento infantil, Papel do meio escolar e do meio familiar na promoção de comportamentos alimentares mais saudáveis, Acções de prevenção e promoção de saúde nas escolas e Perturbações do comportamento alimentar/A publicidade e seus efeitos nos comportamentos alimentares das crianças e jovens.

O CS de Montemor-o-Novo tem já uma forte tradição na organização de jornadas, nomeadamente na área da Psicologia. No ano passado, decorreram as III Jornadas do Centro de Saúde neste domínio, dedicadas aos problemas da adolescência.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas