Ana Jorge propõe CSP como centro do debate ibero-americano
DATA
31/07/2008 06:43:15
AUTOR
Jornal Médico
Ana Jorge propõe CSP como centro do debate ibero-americano

A ministra da Saúde quer aproveitar a XI Conferência de Ministros da Saúde ibero-americanos, que decorrerá em Portugal, em 2009, para discutir o papel dos cuidados primários nos sistemas de saúde

 

A ministra da Saúde portuguesa quer aproveitar a XI Conferência de Ministros da Saúde ibero-americanos, que decorrerá em Portugal em simultâneo com a XIX Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, em 2009, para discutir o papel dos cuidados de saúde primários (CSP) nos sistemas de saúde.
A ideia foi sugerida por Ana Jorge durante a X Conferência de Ministros da Saúde ibero-americanos, realizada na primeira metade de Julho, em San Salvador. No essencial, o que se pretende é uma reflexão profunda sobre que tipo de contributo podem dar os CSP, na tarefa gigantesca que envolve a concretização dos Objectivos do Milénio.
Em foco ficará, como não poderia deixar de ser, a actual reforma do sector empreendida no nosso país, em confronto com outras experiências de reorganização encetadas no espaço ibero-americano.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.