Jornal Médico Grande Público

Microsites piloto de três USF já estão disponíveis on-line
DATA
18/09/2008 07:33:42
AUTOR
Jornal Médico
Microsites piloto de três USF já estão disponíveis on-line

As USF de Fânzeres, São Julião e VitaSaurium já têm microsites disponíveis on-line. O objectivo do projecto é criar uma plataforma de informação on-line sobre a reforma dos cuidados de saúde primários (CSP) e o novo modelo organizacional.

 

As Unidades de Saúde Familiar (USF) de Fânzeres, São Julião e VitaSaurium já têm microsites disponíveis on-line.

As três equipas – que integram, respectivamente, os centros de saúde (CS) de Rio Tinto, Oeiras e Soure – iniciaram o projecto Microsites USF, cujo objectivo é criar uma plataforma de informação on-line sobre a reforma dos cuidados de saúde primários (CSP) e o novo modelo organizacional.

A iniciativa, que vai permitir dotar cada USF de um site na Internet, visa promover a partilha e a organização da informação, prestando, desta forma, um melhor serviço aos cidadãos.

O projecto Microsites USF insere-se num plano estratégico da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), desenvolvido em parceria com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, que visa a disponibilização de microsites às diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Através deste projecto pretende-se criar uma infra-estrutura comum aos prestadores de CSP, permitindo, no futuro, uma oferta transversal de serviços, como a marcação de consultas on-line ou a consulta do processo clínico electrónico; criar uma identidade na Internet comum a todos os prestadores de CSP, consolidando a imagem do SNS; facilitar a orientação do utilizador com uma estrutura de conteúdos partilhada; facilitar a gestão dos recursos do próprio prestador, uma vez que todos os prestadores terão ao seu dispor um site, com manutenção técnica assegurada pela ACSS, suporte fornecido pela Secretaria-Geral e pela equipa de manutenção do Portal da Saúde e, em simultâneo, gestão de conteúdos local.

Até ao final do ano, a tutela quer que todas as USF, a nível nacional, integrem esta plataforma on-line.

Os três microsites piloto já estão disponíveis. Ao visitá-los, pode deixar sugestões com vista a melhorar o serviço. Os endereços electrónicos são: http://usf-fanzeres.min-saude.pt (USF Fânzeres), http://usf-sjuliao.min-saude.pt (USF São Julião) e http://usf-vitassaurium.min-saude.pt (USF VitaSaurium).

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas