Algueirão/Mem-Martins vai ter SUB
DATA
17/01/2009 05:21:30
AUTOR
Jornal Médico
Algueirão/Mem-Martins vai ter SUB

A ministra da Saúde anunciou, há dias, a abertura de um SUB em Algueirão/Mem-Martins, durante o primeiro trimestre de 2009, com o objectivo de "criar uma descompressão" nos serviços de urgência do Hospital Amadora/Sintra  

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou, há dias, a abertura de um Serviço de Urgências Básico (SUB) em Algueirão/Mem-Martins, durante o primeiro trimestre de 2009, com o objectivo de "criar uma descompressão" nos serviços de urgência do Hospital Amadora/Sintra.

De acordo com a governante, "foi considerado que era urgente criar uma situação que permitisse descomprimir o serviço de urgência do Hospital Fernando Fonseca, uma vez que este hospital tem uma área de influência populacional muito grande e uma das formas encontradas - não é a resolução total - de melhorar as condições de atendimento nesta urgência é criar um SUB em Sintra".

No entanto, a ministra salientou que "esta construção levará o seu tempo", pelo que, "de imediato, está já no terreno uma consulta ao mercado para uma instalação provisória em boas condições, à semelhança do que existe noutros locais do país".

O objectivo é "poder criar uma descompressão da procura dos serviços de urgência" do Amadora/Sintra, reiterou Ana Jorge, acrescentando tratar-se de uma medida de "carácter urgente".

"Este ponto de urgência básica faz parte dos pontos de rede de referenciação que faltavam abrir e foi finalmente encontrado um espaço para se construir este serviço de urgência básico em definitivo", disse ainda.

Estima-se que o SUB definitivo esteja concluído em 2013.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.