Jornal Médico Grande Público

Bragança acolhe nova edição do Curso EURACT
DATA
03/03/2009 04:58:37
AUTOR
Jornal Médico
Bragança acolhe nova edição do Curso EURACT

Vai decorrer, de 1 a 4 de Abril, em Bragança, mais uma edição nacional do Curso EURACT (European Academy of Teachers in General Practice) para professores e orientadores de Medicina Geral e Familiar  

Vai decorrer, de 1 a 4 de Abril, em Bragança, mais uma edição nacional do Curso EURACT (European Academy of Teachers in General Practice) para professores e orientadores de Medicina Geral e Familiar (MGF).

Esta formação - desenhada e desenvolvida em conjunto pelo EURACT e pelo projecto Leonardo da Vinci Towards development of the European Network of Postgraduate and Continuing Education for Family Physicians - foi promovida, pela primeira vez, pelo Colégio Polaco de Médicos de Família e destina-se a quem seja ou queira vir a ser professor e/ou orientador de MGF.

Desde então, este curso já foi replicado na Turquia, em Portugal e na Suíça. Os formandos dessas edições, realizadas no formato original e em Inglês, ficaram posteriormente responsáveis pela reedição do curso nos seus países de origem. Assim, após a primeira edição portuguesa do curso - que decorreu em Maio de 2007, no Porto - foi possível constituir equipas de professores/orientadores portugueses de MGF, que se encarregarão de reproduzir o curso a nível nacional, nas suas regiões.

É na sequência destas iniciativas que se realizará, em Abril próximo, o Curso EURACT, no Hotel São Lázaro, em Bragança. Os formadores são todos médicos de família e membros da EURACT: Denise Alexandra, José Augusto Simões, Fátima Teixeira, Luís Filipe Gomes, Vasco Queiroz e Yonah Yaphe.

A equipa de formadores responsabilizar-se-á por uma série de conferências. Enquanto algumas sumarizarão os actuais conhecimentos e o "estado da arte" em campos específicos, outras serão introdução de exercícios e de trabalhos em pequenos grupos ou em plenário. A maior parte destas actividades baseia-se na colaboração activa e interactiva de todos os participantes.

A finalidade geral desta formação é o incremento da qualidade do ensino da MGF nos países europeus. São objectivos do curso: incrementar as aptidões no âmbito da avaliação das necessidades de aprendizagem; aprender a identificar as necessidades sentidas enquanto professores/orientadores; promover o uso dos princípios da andragogia; testar e rever os programas para o ensino de professores/orientadores de MGF; e estabelecer contactos entre as instituições envolvidas no ensino da MGF nos países da Europa.

O Curso - com organização da EURACT, Associação dos Docentes e Orientadores de MGF (ADSO) e Administração Regional de Saúde do Norte - está dividido em 11 sessões de trabalho: Introdução; O que é um bom Orientador; Organização do local de Consulta; Teoria de Educação do Adulto; Estilos de aprendizagem; Plano Pessoal de Aprendizagem; Métodos de Ensino; Retroacção (feedback); Desenho de programas; Avaliação; Planos para concretização prática.

Os candidatos deverão inscrever-se até ao próximo dia 28 de Fevereiro para o Gabinete de Formação da Sub-Região de Saúde de Bragança, através da morada Praça Cavaleiro de Ferreira - 5300 Bragança ou do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!