Jornal Médico Grande Público

USF Novos Rumos: equipa está de novo completa
DATA
22/04/2009 04:47:04
AUTOR
Jornal Médico
USF Novos Rumos: equipa está de novo completa

Entre Abril de 2008 até final de Fevereiro de 2009, a USF Novos Rumos, do Centro de Saúde de Vizela, esteve a trabalhar com a equipa médica incompleta

Entre Abril de 2008 até final de Fevereiro de 2009, a USF Novos Rumos, do Centro de Saúde de Vizela, esteve a trabalhar com a equipa médica incompleta. A saída de um elemento e a dificuldade na mobilização do seu substituto, que só veio integrar a USF este ano, conduziu o grupo a uma situação delicada, com um aumento de trabalho considerável.

Para evitar que os utentes ficassem sem médico, ainda que provisoriamente, as listas dos restantes clínicos aumentaram para 2.200 utentes. Por esse motivo, "não houve oportunidade de preparar nada de muito especial" para assinalar as comemorações do segundo aniversário da USF, diz-nos o coordenador, António Pereira Carvalho.

Inicialmente, a equipa médica era constituída por sete profissionais. Durante quase um ano, os mais de 13 mil utentes foram apoiados apenas por seis. "Avisámos os utentes que seriam distribuídos, provisoriamente, por todos nós, de forma equitativa". Além disso, "aumentámos o horário de consulta para manter a acessibilidade", explica o médico.

Esta situação exigiu um grande esforço da equipa, de modo a manter todos os programas de saúde. Mas, apesar das dificuldades, "de uma forma geral, conseguimos atingir as metas a que nos tínhamos proposto".

USF quer receber mais utentes sem médico

Neste momento e com o objectivo de dar resposta aos utentes do Centro de Saúde de Vizela que continuam sem médico de família atribuído, a USF pretende alargar a equipa, estando prevista, para breve, a entrada de mais um médico. "Acrescentámos uma adenda à nossa candidatura, que foi aprovada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, faltando neste momento apenas a mobilização desse colega", explica Pereira Carvalho. "Actualmente, temos 13.400 utentes inscritos nas nossas listas. Com a entrada do oitavo médico, prevemos chegar muito próximo dos 15 mil".

No que se refere a novos projectos, o coordenador adianta que está previsto o início, dentro de pouco tempo, da consulta de cessação tabágica.

Ainda este ano, a equipa deverá avançar igualmente com a consulta de preparação para o parto e de tratamento das úlceras venosas por terapia compressiva.

 

Saúde Pública

news events box

Mais lidas