Rio Maior ganha duas unidades móveis de saúde
DATA
08/05/2009 10:41:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Rio Maior ganha duas unidades móveis de saúde

Manuel Pizarro, presidiu, no passado dia 17 de Abril, à cerimónia de entrega de duas unidades móveis de saúde ao concelho de Rio Maior...

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, presidiu, no passado dia 17 de Abril, à cerimónia de entrega de duas unidades móveis de saúde (UMS) ao concelho de Rio Maior

As UMS, que entrarão brevemente em funcionamento, são carrinhas que estão devidamente equipadas com tecnologia de ponta para poderem realizar exames complementares de diagnóstico, como análises clínicas, electrocardiogramas, exames respiratórios, de visão, assim como executar tratamentos de enfermagem, consultas médicas e rastreios. As UMS estão igualmente preparadas para prestar apoio social à população, nomeadamente à população mais idosa, através da presença de um profissional especializado que integrará a equipa das UMS sempre que necessário.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Silvino Sequeira, referiu que a entrada em funcionamento das UMS irá fazer chegar a assistência médica "aos locais mais afastados do meio rural, onde o isolamento dos mais idosos é um problema que nos preocupa e para o qual procuramos encontrar soluções que possam minimizar os problemas com que essas pessoas vivem. Permitir que todos os rio-maiorenses tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e de proximidade é o grande objectivo da Câmara Municipal".

Por sua vez, o secretário de Estado afirmou ser "uma honra estar em Rio Maior no dia em que se assinala, graças à extraordinária iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior, a criação deste projecto das unidades móveis".

rio_maior_01.jpg

A disponibilização das UMS tem como objectivo geral contribuir para uma melhoria efectiva da prestação de cuidados de saúde às populações através de uma oferta de serviço de prevenção da doença e prestação de cuidados de saúde, estando este serviço integrado na prossecução da política Saúde para Todos, um a iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior.

Este projecto contou com um investimento total de 200 mil euros comparticipado em 70% pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER), a fundo perdido, através do Programa Operacional do Alentejo e resulta de um protocolo assinado a 14 de Outubro de 2008, entre a Câmara Municipal e o Ministério da Saúde, por intermédio da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: