Vários profissionais de saúde brasileiros, vencedores do III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, encontram-se em Lisboa...
Um grupo de profissionais de saúde brasileiros, vencedores do III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, encontra-se actualmente em Lisboa para uma visita técnica. O grupo é constituído por médicos, agentes comunitários de saúde e uma investigadora da Universidade Federal da Baía, que desenvolveram projectos inovadores e realizaram trabalhos de investigação na área da Atenção Básica/Saúde da Família.
No início da visita a Portugal, o grupo foi recebido por Luís Pisco, coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários. A reforma dos CSP foi o tema dominante da reunião.
O programa de trabalho, muito extenso, inclui também uma visita às USF Tornada e Marginal, com o objectivo de conhecer a realidade do exercício da Medicina Familiar em unidades rurais e urbanas.
O Jornal Médico de Família, que está a acompanhar a visita destes profissionais ao nosso país, irá publicar, na próxima edição, uma extensa reportagem sobre os projectos por eles desenvolvidos em unidades de saúde do Brasil.
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: