Vencedores realizam visita técnica ao nosso país
DATA
08/05/2009 12:03:43
AUTOR
Jornal Médico
Vencedores realizam visita técnica ao nosso país

Vários profissionais de saúde brasileiros, vencedores do III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, encontram-se em Lisboa...

Um grupo de profissionais de saúde brasileiros, vencedores do III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, encontra-se actualmente em Lisboa para uma visita técnica. O grupo é constituído por médicos, agentes comunitários de saúde e uma investigadora da Universidade Federal da Baía, que desenvolveram projectos inovadores e realizaram trabalhos de investigação na área da Atenção Básica/Saúde da Família.

No início da visita a Portugal, o grupo foi recebido por Luís Pisco, coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários. A reforma dos CSP foi o tema dominante da reunião.

concurso_brasileiro_02.jpg

O programa de trabalho, muito extenso, inclui também uma visita às USF Tornada e Marginal, com o objectivo de conhecer a realidade do exercício da Medicina Familiar em unidades rurais e urbanas.

O Jornal Médico de Família, que está a acompanhar a visita destes profissionais ao nosso país, irá publicar, na próxima edição, uma extensa reportagem sobre os projectos por eles desenvolvidos em unidades de saúde do Brasil.

concurso_brasileiro_03.jpg

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: