FPC e a APMCG aconselham: Siga o coração
DATA
08/05/2009 12:18:40
AUTOR
Jornal Médico
FPC e a APMCG aconselham: Siga o coração

Este ano, o Maio Mês do Coração - iniciativa conjunta da FPC e da APMCG - tem como tema a prevenção do risco cardiovascular global...

Este ano, o Maio Mês do Coração - iniciativa conjunta da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral - tem como tema a prevenção do risco cardiovascular global. Siga o coração. Foi ele que o trouxe aqui. é o lema da campanha que estará por todas as ruas e estações de rádio e TV do País.

A prevenção do risco cardiovascular global - tema escolhido para o Maio Mês do Coração 2009 - "não é uma ideia fácil de transmitir", referiu o vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Jacinto Gonçalves, na apresentação desta iniciativa da FPC, em parceria com a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), que decorreu no passado dia 5, em Lisboa.

Na sessão, que contou com a presença do presidente da APMCG, Luís Pisco, da alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado e do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, foi também apresentada a campanha que, durante este mês, inundará instituições de saúde, estações de rádio e TV, transportes públicos e espaços públicos. Sob o lema Siga o coração. Foi ele que o trouxe aqui., diversas acções serão promovidas pela FCP no sentido de alertar os portugueses para a importância de prevenir os factores de risco das doenças cardiovasculares (DCV), adoptando estilos de vida saudáveis.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: