Este ano, o Maio Mês do Coração - iniciativa conjunta da FPC e da APMCG - tem como tema a prevenção do risco cardiovascular global...
Este ano, o Maio Mês do Coração - iniciativa conjunta da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral - tem como tema a prevenção do risco cardiovascular global. Siga o coração. Foi ele que o trouxe aqui. é o lema da campanha que estará por todas as ruas e estações de rádio e TV do País.
A prevenção do risco cardiovascular global - tema escolhido para o Maio Mês do Coração 2009 - "não é uma ideia fácil de transmitir", referiu o vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), Jacinto Gonçalves, na apresentação desta iniciativa da FPC, em parceria com a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), que decorreu no passado dia 5, em Lisboa.
Na sessão, que contou com a presença do presidente da APMCG, Luís Pisco, da alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado e do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, foi também apresentada a campanha que, durante este mês, inundará instituições de saúde, estações de rádio e TV, transportes públicos e espaços públicos. Sob o lema Siga o coração. Foi ele que o trouxe aqui., diversas acções serão promovidas pela FCP no sentido de alertar os portugueses para a importância de prevenir os factores de risco das doenças cardiovasculares (DCV), adoptando estilos de vida saudáveis.
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: