Jornal Médico Grande Público

Todos em USF em 2010
DATA
10/12/2009 02:49:29
AUTOR
Jornal Médico
Todos em USF em 2010

No ACES Guimarães e Vizela, já com 11 unidades de saúde familiar no terreno, é de prever a entrada em funcionamento de mais três no próximo ano

No ACES Guimarães e Vizela, já com 11 unidades de saúde familiar no terreno, é de prever a entrada em funcionamento de mais três no próximo ano. Nessa altura, "ficaremos com quase toda a cobertura assistencial com base em unidades de saúde familiar", diz Castro Freitas, director executivo do agrupamento.

Entretanto, as obras do Centro de Saúde de Taipas, inscritas em PIDDAC, deverão começar também no próximo ano. "Com verbas do PIDDAC ou da ARS, estamos convencidos de que as obras irão avançar em 2010", diz aquele responsável.

 

Antiga estação da CP acolhe Espaço de Saúde Jovem

O ACES inaugurou recentemente o Espaço de Saúde Jovem, no rés-do-chão do edifício da antiga estação da CP de Guimarães. Neste espaço, os jovens podem ser atendidos para esclarecer dúvidas ou obter conselhos sobre temáticas relacionadas com a saúde.

De acordo com Castro Freitas, o espaço resultou de um protocolo celebrado entre a anterior Sub-região de Braga, de que era responsável, a Câmara Municipal de Guimarães e o Instituto da Juventude.

É também na antiga estação da CP, totalmente remodelado, que se encontra o espaço Loja Ponto. Já, um local privilegiado de encontro dos jovens, com acesso à Internet.

O atendimento é prestado por médicos, enfermeiros, um psicólogo, um nutricionista e um assistente social. O serviço garante a confidencialidade das informações, diz Castro Freitas, salientando que o importante é que os jovens se sintam à vontade no relacionamento com os profissionais de saúde.

O atendimento decorre entre as 14 e as 19 horas, excepto à quinta-feira, dia em que o horário de funcionamento se processa entre as 9 e as 14 horas.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas