Todos juntos pelo SAP
DATA
05/03/2010 04:46:08
AUTOR
Jornal Médico
Todos juntos pelo SAP

Todos os grupos políticos com assento na Assembleia Municipal aprovaram uma moção a "exigir ao Governo que reconsidere a abertura, durante 24 horas, do SAP

Todos os grupos políticos com assento na Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovaram uma moção a "exigir ao Governo que reconsidere a abertura, durante 24 horas, do Serviço de Atendimento Permanente, vulgo urgências, de Vila Pouca de Aguiar". A moção, apresentada pelos sociais-democratas e aprovada no passado dia 19 de Fevereiro, vai ser enviada ao Ministério da saúde e aos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.

Na moção, os deputados autárquicos denunciam que as contrapartidas prometidas pelo Governo nunca se cumpriram e manifestam o receio de que a Inspecção Geral das Actividades em Saúde se esteja a preparar para encerrar, dentro de dias, os serviços de urgência até às 20h, isto apesar da Ministra da Saúde, Ana Jorge, ter negado este cenário em reunião recente com os autarcas do Alto Tâmega.

Uma das contrapartidas que nunca se efectivou foi a colocação, à entrada do Centro de Saúde, de uma ambulância SIV - Suporte Imediato de Vida, devidamente equipada e com enfermeiro e técnico de socorro. Já no âmbito da AMAT, é pacífica a possibilidade que um dos dois médicos permanentes colocados em Montalegre seja transferido para o concelho aguiarense.

Os deputados municipais lembram a morosidade no tempo de resposta e as grandes distâncias que têm de ser percorridas das aldeias mais afastadas do concelho aguiarense até à «sobrelotada» urgência do Hospital Distrital de Vila Real.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas