Deslizamento de terras atinge o edifício do centro de saúde
DATA
05/03/2010 08:42:06
AUTOR
Jornal Médico
Deslizamento de terras atinge o edifício do centro de saúde

"O estrondo foi tremendo. Parecia um tremor de terra", relata a coordenadora, Manuela Victor. Na sequência do deslizamento, o carro do médico de família José Mendonça acabou por ir pela encosta abaixo  

Na semana passada, a Unidade de Saúde Familiar Villa Longa esteve fechada durante algumas horas por causa de um deslizamento de terras anexas ao edifício do centro de saúde. "O estrondo foi tremendo. Parecia um tremor de terra", relata a coordenadora, Manuela Victor.

O terreno, que confina com a via pública, é normalmente utilizado pelos utentes e profissionais do centro de saúde como parque de estacionamento. Na sequência do deslizamento, o carro do médico de família José Mendonça acabou por ir pela encosta abaixo. Apesar de não terem ocorrido acidentes pessoais, os profissionais e utentes que, naquele momento, se encontravam na unidade de saúde, não ganharam para o susto. A unidade seria mesmo evacuada, durante algum tempo, pelos bombeiros e pela Protecção Civil, que acorreram de imediato ao local, isolando o terreno. A situação só voltaria à normalidade quando a Protecção Civil garantiu que o imóvel estava em segurança.

No dia seguinte, uma análise mais exaustiva por parte do departamento de engenheira da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, revelaria que várias brechas na parede da unidade de cuidados de saúde primários. No entanto, de acordo com Manuel Victor, parece tratar-se de um problema ao nível do revestimento e não estrutural. Mesmo assim, "a situação está a ser acompanhada pela ARS e pela direcção do ACES, para agir em conformidade".

De acordo com a coordenadora, "o maior risco parecem ser os acessos à unidade de saúde, na medida em que o deslizamento de terras provocou a abertura de brechas no passeio, paralelas ao terreno afectado". Trata-se de uma propriedade privada, pelo que "a recuperação do espaço terá que envolver diversas entidades". As chuvas dos últimos dias terão despoletado a situação, diz a médica, apontando que, no caso de ocorrerem novos deslizamentos, "ficamos sem acessos à USF". 

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas