Centros de Saúde das Brincadeiras…por um dia!
DATA
06/05/2010 10:59:37
AUTOR
Jornal Médico
Centros de Saúde das Brincadeiras…por um dia!

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central comemorou o Dia Mundial da Saúde...

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central comemorou o Dia Mundial da Saúde com a realização de acções de promoção da saúde nos CS de Faro e Loulé, durante os dias 7 e 8 de Abril. A iniciativa, denominada Centro de Saúde das Brincadeiras destinou-se às crianças do pré-escolar dos jardins de infância daquelas localidades. Cerca de 270 crianças de Faro e de 300, de Loulé (freguesia de São Clemente), visitaram ambos os centros de saúde, tendo sido recebidos pelos profissionais que, num registo lúdico e divertida, lhes explicaram o funcionamento de todos os serviços que integram aquelas unidades dos cuidados de saúde primários (Higiene Oral, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Reabilitação, Radiologia, Ecografia Obstétrica, Consulta de Saúde Infantil, Vacinação, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Cantinho da Amamentação...).

Estas actividades, coordenadas pela assistente social Sandra Vaz, vogal do conselho clínico do ACES Central e responsável pelo Gabinete do Cidadão, foram realizadas em parceria com as divisões de educação das Câmaras Municipais de Faro e de Loulé, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Operação Nariz Vermelho, que com os profissionais de saúde "receitaram" muita alegria e divertimento aos pequenitos.

 

Iniciativa surgiu em 2009 no CS de Faro

 

A iniciativa surgiu, pela primeira vez, em 2009, no Centro de Saúde de Faro. "O Gabinete do Cidadão entendeu que devia abrir as portas do centro de saúde à população. Particularmente às crianças, de uma forma lúdica, aproveitando para dar a conhecer os nossos serviços e desmistificar alguns medos que têm relativamente às batas brancas", explicou ao nosso jornal Sandra Vaz. "Este ano, a direcção executiva do ACES Central decidiu alargar a acção a outros centros de saúde", tendo sido também escolhido o CS de Loulé.

O objectivo é que as crianças conheçam e explorem os serviços, de forma interactiva, com a colaboração dos respectivos profissionais, que aproveitam para transmitir mensagens de promoção da saúde.

De acordo com o feedback transmitido pelas educadoras, a iniciativa foi um sucesso. As crianças, não só falaram das actividades realizadas pelos centros de saúde nos infantários, como em casa, com os pais, dando-lhes a conhecer alguns dos serviços proporcionados pelas unidades de Faro e Loulé.

Em 2012, o objectivo será alargar a iniciativa a todos os concelhos do agrupamento...várias vezes por ano. Isto, se isso for possível... É que, em cada um dos concelhos, existirão cerca de mil crianças no pré-escolar...

 

Workshop para os profissionais com o Dr. P.P.P...Pipoca!

 

No mesmo âmbito, foram realizados dois workshops, na Biblioteca Municipal de Loulé e na sala de reuniões do Centro de Saúde de Faro, intitulados À procura do seu palhaço interior e dirigidos aos profissionais do agrupamento de centros de saúde. De acordo com Sandra Vaz, os workshops registaram a adesão de cerca de 80 pessoas. O formador foi o Dr. Palhaço, Mark Mekelburg, um dos fundadores da Operação Nariz Vermelho e director artístico do projecto, também conhecido como o Dr. P.P.P.Pipoca.

Através de uma mistura de jogos tradicionais não competitivos e jogos teatrais, os workshop visaram criar um ambiente que encoraja, inspira e liberta a criatividade e a imaginação. "Quisemos dar aos nossos profissionais um momento para pararem e pensarem na importância do humor na prestação dos cuidados e na humanização dos serviços", explica Sandra Vaz.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas