É ilegal! Diz o ministro
DATA
07/09/2011 10:57:32
AUTOR
Jornal Médico
É ilegal! Diz o ministro

O Ministério da Saúde fez publicar em Diário da República um despacho com efeitos a partir de 18 de Agosto, que não só proíbe os hospitais do SNS de utilizarem as requisições de MCDT para as entidades com convenção com as ARS, como torna ilegal o pedido de transcrições

 

Texto integral só disponível na edição impressa

De acordo com o documento, "os estabelecimentos hospitalares integrados no Serviço Nacional de Saúde não podem utilizar as requisições de prescrição de MCDT para as entidades com convenção com as Administrações Regionais de Saúde". É igualmente vedado "às unidades convencionadas de hemodiálise, hospitais privados e médicos no exercício de medicina privada", a utilização dessas requisições.

Estas entidades também "não podem solicitar a prescrição de exames às unidades de cuidados de saúde primários", ficando estas últimas "impedidas de prescrever MCDT solicitados por essas entidades".

Comentários de Armando Brito de Sá, Acácio Gouveia, João Rodrigues e João Sequeira Carlos

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas