Relatórios de avaliação de contratualização em banho-maria
DATA
07/09/2011 11:21:03
AUTOR
Jornal Médico
Relatórios de avaliação de contratualização em banho-maria

A publicação dos relatórios de avaliação da contratualização, referentes à actividade desenvolvida em 2010, ainda não foram publicados nas várias Regiões de Saúde. Ora, sem relatórios... Não há incentivos institucionais e financeiros. Alguns profissionais já falam em abandonar o projecto

 

Texto integral só disponível na edição impressa

Declarações de Manuela Felgueiras, António Barroso, Regina Sequeira Carlos, Rui Cardeira e de Maria de Fátima Ferreira,

Os profissionais das unidades de saúde familiar (USF) habituaram-se, ano após ano, a receber os incentivos financeiros ou a verem aplicados os incentivos institucionais com um atraso muito significativo.

Todavia, este ano os obstáculos intensificaram-se, já que à data de 31 de Agosto não tinham ainda sido aprovados pelos diversos conselhos directivos das administrações regionais de saúde (ARS) os relatórios de avaliação da contratualização de 2010, elaborados pelas equipas de cuidados de saúde primários (CSP) dos departamentos de contratualização (DC), a partir de informações veiculadas pelas USF e de dados recolhidos junto de instituições integradas no MS e do sistema de informação que suporta todo o processo de contratualização, o SIARS.

Segundo conseguimos apurar, em algumas Regiões de Saúde os DC já fecharam o relatório e este aguarda, apenas e só, por apreciação do respectivo conselho directivo. É o que se passa na Região Norte e em Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

 

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas