Promoção portuguesa da WONCA Europa 2014 em grande evidência!
DATA
27/09/2011 08:45:30
AUTOR
Jornal Médico
Promoção portuguesa da WONCA Europa 2014 em grande evidência!

Como sempre tem acontecido, a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) esteve presente na última conferência da WONCA Europa, fazendo-se representar por um stand institucional. Nesta iniciativa – realizada em Varsóvia entre os dias 8 e 11 de Setembro – a associação portuguesa concedeu primazia absoluta à promoção da conferência da WONCA Europa que será organizada em Lisboa, daqui a três anos

 

 

Texto integral só disponível na edição impressa

 

Como sempre tem acontecido, a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) esteve presente na última conferência da WONCA Europa, fazendo-se representar por um stand institucional. Nesta iniciativa – realizada em Varsóvia entre os dias 8 e 11 de Setembro – a associação portuguesa concedeu primazia absoluta à promoção da conferência da WONCA Europa que será organizada em Lisboa, daqui a três anos. Na terra natal de Chopin, ficou uma boa imagem da cidade das sete colinas e da excelente capacidade organizativa da APMCG. Também os médicos portugueses presentes na Polónia, a título individual, deram boa nota do estado de desenvolvimento dos cuidados de saúde primários em território nacional, face à multiplicidade de trabalhos científicos apresentados e à coordenação de sessões e workshops

 

Pese embora 2011 seja um ano de enormes incertezas no continente europeu, marcado pelas grandes fragilidades económico-financeiras por que passam vários estados membros e complexas reformas em curso, nos sistemas de saúde, a realização da 17ª Conferência da WONCA Europa, em Varsóvia, resultou num incontestável sucesso, no plano dos números atingidos e da qualidade científica exibida.
De facto, há a realçar um volume significativo de inscritos (aproximadamente 3 mil congressistas), a realização de cinco palestras especiais, 92 workshops, inúmeras sessões científicas organizadas pelos grupos de interesse especial e redes da WONCA Europa e 48 momentos dedicados a apresentação oral de trabalhos (270, no total), assim como a exibição de 485 pósteres. Os organizadores (ao nível local e continental) mostraram-se extremamente satisfeitos com o balanço do evento, este ano organizado sob o mote “Medicina de Família – Prática, Ciência e Arte”.
E os portugueses contribuíram com o seu quinhão, ao participarem (individual ou colectivamente) em 24 apresentações orais. Colocaram, ainda, em exposição 64 posters e envolveram-se directamente na organização de quatro workshops. Trata-se da consolidação de uma tendência de crescimento científico, face a outras participações de contingentes portugueses em reuniões da WONCA Europa. De referir, como exemplo, que no ano passado (em Málaga) o número de posters com autores portugueses foi de 52 (menos 12 do que este ano, portanto) e que o número de apresentações orais se ficou pelas nove, menos de metade das que agora se concretizaram em Varsóvia.
 

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas