UCSP vão ser integradas no modelo USF
DATA
05/10/2011 06:34:15
AUTOR
Jornal Médico
UCSP vão ser integradas no modelo USF

"Queremos que todo o fluxo dos doentes seja essencialmente dirigido, orientado e coordenado a partir dos cuidados de saúde primários", enfatizou o governante. Para isso, é preciso "implementar e desenvolver as unidades de saúde familiar"e "integrar as UCSP no modelo USF", garante o Secretário de Estado da Saúde

 

Os cuidados de saúde primários são uma prioridade para o actual governo, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, na cerimónia de comemoração do segundo aniversário da USF Parque. Se outros motivos não existissem, porque a situação económica do país assim o exige. "Queremos que todo o fluxo dos doentes seja essencialmente dirigido, orientado e coordenado a partir dos cuidados de saúde primários", enfatizou o governante. Para isso, é preciso "implementar e desenvolver as unidades de saúde familiar"e "integrar as UCSP no modelo USF"

 

"O governo considera que os cuidados de saúde primários são absolutamente fulcrais em todo o processo" de prestação de cuidados, garantiu o secretário de estado da saúde, Fernando Leal da Costa, na cerimónia de comemoração do segundo aniversário da USF Parque, que teve lugar há dias, em Lisboa.

 "Queremos que todo o fluxo dos doentes seja essencialmente dirigido, orientado e coordenado, a partir dos cuidados de saúde primários", enfatizou.

Até porque a situação económica do país a isso obriga. "Vamos ter que reduzir - e em muito - a despesa em saúde nos dois próximos anos", alertou o governante, recordando, a título de exemplo, que só a dívida do SNS a fornecedores ascende a três mil milhões de euros. 

Sob o peso dos números, "neste momento já não interessa discutir qual a razão que nos levou a essa situação, mas como sair dela. Temos uma necessidade premente de gastar menos, nomeadamente nos hospitais" e a forma de o fazer passa por apostar no primeiro nível de cuidados, reservando os cuidados secundários "a quem precisa, de facto, de lá estar".

Para atingir este objectivo, "necessitamos implementar e desenvolver as unidades de saúde familiar e integrar as UCSP no modelo USF". O Ministério está a estudar a forma de o fazer, assegurou Leal da Costa: "Vocês vão à frente mas queremos que os outros também apanhem, rapidamente, a ponta do pelotão".

 

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas