Abertura de novas USF marca rentrée
DATA
05/10/2011 06:39:08
AUTOR
Jornal Médico
Abertura de novas USF marca rentrée

No mês em que se assinalaram cinco anos sobre a abertura das primeiras unidades de saúde familiar, quatro equipas deram o pontapé de saída neste modelo organizativo. Durante os meses de Verão, o ritmo de abertura de USF abrandou, mas ainda assim meia dúzia de unidades abriram portas na última quinzena de Julho

{mosimage}

 

No mês em que se assinalaram cinco anos sobre a abertura das primeiras unidades de saúde familiar, quatro equipas deram o pontapé de saída neste modelo organizativo. Durante os meses de Verão, o ritmo de abertura de USF abrandou, mas ainda assim meia dúzia de unidades abriram portas na última quinzena de Julho. Ao todo, são já 311 as USF de Norte a Sul do País, que abrangem mais de 3,8 milhões de portugueses

 

Portugal conta actualmente com 311 unidades de saúde familiar (USF), abrangendo mais de 3,8 milhões de utentes e cerca de seis mil profissionais, cinco anos após a criação das primeiras equipas neste modelo organizativo.

Depois do abrandamento que já se previa durante a silly season, com a abertura de seis USF em mês e meio - Lauroé, Ouriceira, AmareSaúde, Ligios, Dallem D'ave e União Penafidelis - nos primeiros dias de Setembro deu-se o arranque de quatro novas unidades: Matriz, Lusitânia, Trevim Sol e Condestável.

Quanto às candidaturas a este tipo de unidade funcional em cuidados de saúde primários (CSP), seis novas equipas somam-se ao total de grupos que pretendem trabalhar neste modelo organizativo: Amanhecer, Nova Saúde, Caldas da Saúde, Mor-Saúde, S. Miguel Cuidar e Prelada.

De acordo com a informação avançada pela tutela ao Médico de Família, a 19 de Setembro estavam activas 95 candidaturas a USF.

 

 

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas