OM quer acabar com atestados
DATA
09/11/2011 09:27:55
AUTOR
Jornal Médico
OM quer acabar com atestados

Em substituição, José Manuel Silva pretende que as pessoas afectadas com gripes, constipações ou enxaquecas apenas assinem uma declaração de honra a informar a sua entidade patronal que estão ou estiveram doentes

 Texto integral só disponível na edição impressa

A Ordem dos Médicos (OM) quer acabar com os atestados para doenças como gripes ou enxaquecas. De acordo com declarações do bastonário ao jornal Público, a OM irá apresentar brevemente uma proposta para reduzir a necessidade de atestados médicos.

Em substituição, José Manuel Silva pretende que as pessoas afectadas com gripes, constipações ou enxaquecas apenas assinem uma declaração de honra a informar a sua entidade patronal que estão ou estiveram doentes.

Esta medida pretende travar a emissão de atestados fraudulentos, que todos os anos leva a que cinco médicos, em média, sejam punidos pela OM.

Um grupo de trabalho da Direcção-Geral de Saúde (DGS) concluiu, em 2005, que eram exigidas 91 situações em que é exigida a emissão de um atestado, sendo que para 20 destas não encontrou qualquer justificação, escreve o jornal.

A questão sobre a emissão de alegados falsos atestados voltou à ordem do dia com a notícia de que foram passados 70.031 atestados a professores entre Outubro de 2010 e Janeiro deste ano, sendo que 413 baixas foram passadas por uma única médica, segundo o Diário de Notícias. O bastonário refere que, no caso desta médica, a ordem abriu um processo de averiguações.

 

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas