Equipa prepara-se  para o desafio da acreditação em 2012
DATA
13/12/2011 04:32:55
AUTOR
Jornal Médico
Equipa prepara-se para o desafio da acreditação em 2012

A equipa da Unidade de Saúde Familiar (USF) Serra da Lousã que, em 19 de Novembro, celebrou o seu 4º aniversário, prepara-se para o desafio da acreditação.

 

Texto integral só disponível na edição impressa

A equipa da Unidade de Saúde Familiar (USF) Serra da Lousã que, em 19 de Novembro, celebrou o seu 4º aniversário, prepara-se para o desafio da acreditação. O processo, iniciado em Fevereiro deste ano assenta em três pilares básicos: a gestão por processos, a gestão clínica e a gestão das competências. Como refere o coordenador, João Rodrigues, “só com o envolvimento dos profissionais e dos utentes será possível à USF continuar a melhorar e a afirmar-se cada vez mais como uma unidade de saúde de referência, fazendo jus ao seu lema: numa prática autónoma e responsável, reforçar a qualidade”.
Desde há três anos em Modelo B, a equipa obteve o melhor desempenho, a nível nacional, dois anos consecutivos (2009 e 2010). João Rodrigues afirma que a acreditação é um trabalho complexo mas estima que, no final de Abril do próximo ano, os profissionais estarão em condições de concluir o processo de auditorias externas.

 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.