Temas técnico-científicos marcam 22ª edição
DATA
30/12/2011 10:11:29
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Temas técnico-científicos marcam 22ª edição

A delegação distrital de Évora da APMGF vai organizar, nos próximos dias 16 e 17 de Fevereiro, no Évora Hotel, a 22ª edição das suas jornadas

 

A delegação distrital de Évora da APMGF vai organizar, nos próximos dias 16 e 17 de Fevereiro, no Évora Hotel, a 22ª edição das suas jornadas. O pontapé de saída será dado com um debate em torno do tema Boas práticas clínicas e Avaliação económica. Ao cair do pano, as questões da sexualidade merecerão destaque, numa conferência a cargo do urologista e sexólogo Nuno Monteiro Pereira

Saúde mental, vigilância da grávida e patologias do foro gastrointestinal são alguns dos temas técnico-científicos que estarão em discussão nas 22as Jornadas de Medicina Geral e Familiar (MGF) de Évora, agendadas para os dias 16 e 17 de Fevereiro, no Évora Hotel.
O evento, organizado pela delegação distrital de Évora da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), volta a ser presidido por Mário Moura, cumprindo-se assim uma tradição em mais uma edição destas jornadas que juntam médicos de família (MF) e internos de MGF de toda a região do Alentejo.
Em 2012, as jornadas começam com uma sessão dedicada ao tema Boas Práticas Clínicas e Avaliação Económica, moderada por Jorge Ramos, MF da USF Planície e com a participação de Daniel Pinto e Faria Vaz, que abordarão as questões relacionadas com os meios complementares de diagnóstico e terapêutica.
O primeiro dia de trabalhos termina com um debate em torno da patologia do esófago e estômago, com a participação dos especialistas Rogério Godinho, João Dinis Silva e Nuno Veloso e moderação de Vanda Palácios.
O protocolo de vigilância e seguimento das grávidas é o mote da primeira sessão do dia 17, com enfoque especial nas questões: diagnóstico pré-natal, análises e vacinas; abordagem das patologias mais frequentes (asma, HTA e infecções do tracto urinário de repetição). Segue-se uma sessão sobre saúde mental e doenças psiquiátricas, com particular destaque à depressão, doença bipolar, doenças do humor e urgências psiquiátricas.
O sexo do cérebro é o título da conferência de encerramento das 22as Jornadas de MGF de Évora, que será proferida pelo urologista e sexólogo, Nuno Monteiro Pereira. Mestre em Sexologia, o conferencista convidado é professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Lusófona, onde rege a cadeira de Anatomia Funcional e coordena o Mestrado de Sexologia e a Pós-graduação de Medicina Sexual. É Director Clínico da Clínica de S. João de Deus e da Clínica do Homem e da Mulher, em Lisboa, e director da iSEX - Associação para o Estudo Avançado da Sexualidade Humana.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.