Listas de MF com mais 20% de utentes
DATA
30/12/2011 10:23:11
AUTOR
Jornal Médico
Listas de MF com mais 20% de utentes

A troika preconiza um aumento de pelo menos 20% no número de utentes por médico de família (MF) nos centros de saúde (CS) e de 10% nas unidades de saúde familiar (USF)

Texto integral só disponível na edição impressa

A troika preconiza um aumento de pelo menos 20% no número de utentes por médico de família (MF) nos centros de saúde (CS) e de 10% nas unidades de saúde familiar (USF), segundo a revisão do memorando de entendimento com o Governo português.
A versão revista do memorando de entendimento da missão da Comissão Europeia (CE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE), tornada pública no passado dia 20, propõe ainda um aumento do número de USF modelo B – onde o pagamento é feito por desempenho – e a transferência de recursos humanos dos hospitais para os cuidados de saúde primários (CSP).
O reforço do papel dos enfermeiros e de outros especialistas nos CSP, bem como a criação de um mecanismo que garanta a presença de MF nas zonas mais carenciadas do país, são outras das medidas defendidas no documento.
O nosso jornal auscultou as opiniões de alguns médicos de família sobre as mais recentes propostas da aliança CE, FMI e BCE para Portugal, registando a preocupação face a um potencial aumento nas dificuldades de acesso aos CSP, bem como a satisfação perante a reafirmação da aposta em USF de modelo B.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.