Jornal Médico Grande Público

Ataque-se a economia paralela… E os problemas orçamentais do SNS desaparecerão
DATA
25/01/2012 08:39:42
AUTOR
Jornal Médico
Ataque-se a economia paralela… E os problemas orçamentais do SNS desaparecerão

O bastonário da Ordem dos Médicos propõe que o governo aponte baterias, em 2012, à evasão fiscal...

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), José Manuel Silva, propõe que o governo aponte baterias, em 2012, à evasão fiscal e à economia paralela, de modo a garantir as verbas necessárias para tornar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) viável: "foi recentemente anunciado que a economia paralela em Portugal já representa 25% de toda a riqueza produzida pelo país. Na Suécia, em contraposição, estão a ser instituídas medidas para reduzir a zero a economia paralela e a evasão fiscal, já de si bastante reduzidas. Se colectarmos em imposto algo como 10% dessa economia paralela, pagamos, num ano, as dívidas do SNS e ainda sobra dinheiro! Fossemos nós capazes de acabar com a evasão fiscal em 5 anos e estariam resolvidos os problemas do SNS e do Orçamento Geral do Estado. Ou seja, se o governo governar bem e se a máquina fiscal funcionar, o SNS é completamente sustentável"

Ainda de acordo com o Bastonário, em declarações ao nosso jornal, o SNS poderá pagar bem caro as ineficiências do actual governo e a incapacidade do Estado em cumprir o que acordou com as instituições responsáveis pelo resgate financeiro externo: "sempre que os representantes da troika vêm a Portugal, recomendam medidas mais duras e restritivas. O que significa que o governo está a falhar! Se a governação não mudar, é inevitável que, em 2012, surjam medidas draconianas, impostas pela troika, com impacto sobre o SNS".

 

Texto integral só disponível na edição impressa

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!