Hospital Distrital de Pombal aposta na imagiologia
DATA
30/05/2013 12:22:45
AUTOR
Jornal Médico
Hospital Distrital de Pombal aposta na imagiologia

O Hospital Distrital de Pombal (HDP), do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), disponibiliza, desde 13 de Maio, um conjunto de novos exames de ecografia, graças à aquisição de um novo equipamento para o Serviço de Imagiologia

Versão integral apenas disponível na edição impressa

 

O Hospital Distrital de Pombal (HDP), do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), disponibiliza, desde 13 de Maio, um conjunto de novos exames de ecografia, graças à aquisição de um novo equipamento para o Serviço de Imagiologia. Os novos exames vêm dar resposta aos utentes da área de influência da unidade (Pombal e concelhos vizinhos), num passo que Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, descreve como "fundamental para o desenvolvimento e afirmação desta unidade de saúde, próxima dos seus utentes, e atenta às suas necessidades".


Com este novo equipamento será possível realizar em Pombal um número alargado de ecografias, nomeadamente da tiroide, pélvica, abdominal, renal, vesical, endovaginal e transrectal, evitando-se deslocações dos utentes a outras unidades de saúde. Ao longo do mês de Maio os agendamentos serão efetuados em dois turnos por semana, à segunda e quarta-feira, com a realização de 20 exames por turno.


"A realização destes exames era uma necessidade antiga no HDP, que assim poderá dar maior e melhor resposta aos utentes que aqui são seguidos" explica o, presidente do Conselho de Administração do CHLP. "A ideia é, como foi sempre, dotar o HDP de melhores infraestruturas e equipamentos e diferenciando a sua oferta, consolidando cada vez mais esta unidade hospitalar na sua comunidade e como parte integrante e ativa do Centro Hospitalar Leiria-Pombal", salienta.


Com o objetivo de desenvolver, restruturar e redimensionar, de forma a servir localmente e com qualidade os utentes, o HDP dispõe, neste momento, de internamentos de medicina e cirurgia, urgência geral, e consulta externa de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, dor, gastrenterologia, ginecologia, hematologia clínica, medicina física e reabilitação, medicina interna, neurologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, sangue, e urologia.


"Uma vez que não era possível aumentar a capacidade de resposta apenas com os recursos humanos do HDP, os especialistas do HSA deslocam-se regularmente a Pombal para a realização de consultas, possibilitando aos utentes serem atendidos no seu hospital, num esforço que é, a todos os títulos, louvável, de forma a corresponderem às necessidades dos cidadãos", explica Hélder Roque.


A reorganização e redimensionamento da oferta enquadra-se também no procjeto de acreditação já iniciado pelo HDP, no âmbito das exigências da Joint Commission International, e que recentemente atribuiu a acreditação de qualidade ao Hospital de Santo André, unidade de Leiria. "Este é um processo que está já em marcha neste Hospital, com auditorias, definição de metas e reorganização de espaços e procedimentos, com o objetivo de assegurar cuidados assistenciais de qualidade, e garantir a segurança, o conforto e confiança dos cidadãos no seu Hospital", conclui Hélder Roque.

 

 

 

 

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.