Jornal Médico Grande Público

Inquérito Alimentar avança em 2014
DATA
25/10/2013 00:00:00
AUTOR
Jornal Médico
Inquérito Alimentar avança em 2014

Durante um ano, vários técnicos e especialistas terão de acompanhar detalhadamente os hábitos alimentares de uma amostra representativa da população portuguesa

Versão integral apenas disponível na edição impressa

A Direcção-Geral da Saúde vai avançar no próximo ano com um inquérito alimentar nacional para avaliar os consumos alimentares dos portugueses, mais de 30 anos depois de ter sido realizado o primeiro e último estudo do género.

Pedro Graça, coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, explicou aos jornalistas que este inquérito ainda não foi repetido por ser um instrumento "altamente complexo".

Durante um ano, vários técnicos e especialistas terão de acompanhar detalhadamente os hábitos alimentares de uma amostra representativa da população portuguesa, através de inquéritos que têm de acompanhar as variações sazonais da alimentação.

A par destes inquéritos detalhados, os peritos pretendem realizar recolhas de urina para compreender, por exemplo, o consumo de sal entre a população.

"Contamos poder lançar o concurso para a realização deste inquérito até ao final do ano para que no princípio do próximo se inicie a recolha de informação", adiantou Pedro Graça durante a apresentação, em Lisboa, do relatório "Alimentação Saudável em Números".

A realização deste inquérito alimentar nacional já esteve prevista no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2004/2010, mas acabou por nunca avançar.

Este inquérito tem sido defendido pelos especialistas como fundamental para se conhecerem as modificações nos hábitos alimentares dos portugueses e para se poderem equacionar estratégias e instrumentos de educação mais dirigidos a faixas etárias ou regiões específicas.

 

Saúde Pública

news events box

Mais lidas