INEM distinguido com Prémio Hospital do Futuro
DATA
03/12/2013 12:18:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

INEM distinguido com Prémio Hospital do Futuro

[caption id="attachment_5106" align="alignleft" width="300"]INEM CODU Desde 2011 que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM funcionam numa lógica nacional, ou seja, o atendimento das chamadas de emergência, reencaminhadas via Central 112, é realizado pelo operador há mais tempo disponível, independentemente do local onde se encontre. Como consequência, os tempos de atendimento das chamadas que o 112 encaminha para os CODU diminuíram para mais de metade, passando de 15 segundos para os atuais 7 segundos de tempo médio de atendimento[/caption]

O projecto “CODU Nacional” foi distinguido, pelos Prémios Hospital do Futuro, na categoria Gestão e Economia da Saúde.

Os Prémios Hospital do Futuro são uma iniciativa conjunta do Fórum Hospital do Futuro e da SInASE e pretendem reconhecer o trabalho desenvolvido na promoção e dinamização de projectos de utilidade pública no âmbito da sua contribuição para o combate à doença e/ou da promoção de saúde.

Estes Prémios têm como objectivo destacar e galardoar as pessoas ou organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações da Saúde em Portugal.

O prémio atribuído ao INEM foi recebido pela Presidente do Conselho Directivo da Instituição, Regina Pimentel.

Desde 2011 que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM funcionam numa lógica nacional, ou seja, o atendimento das chamadas de emergência, reencaminhadas via Central 112, é realizado pelo operador há mais tempo disponível, independentemente do local onde se encontre. Como consequência, os tempos de atendimento das chamadas que o 112 encaminha para os CODU diminuíram para mais de metade, passando de 15 segundos para os atuais 7 segundos de tempo médio de atendimento.

Em nota enviada às redacções, o INEM elenca os atributos do projecto agora galardoado, o primeiro dos quais, a distribuição equitativa de chamadas por operador, independentemente da sua zona geográfica.

O CODU permitiu ainda, entre outras vantagens, a diluição dos picos de chamadas a nível regional; a diminuição do tempo de espera no atendimento das chamadas via 112; a rentabilização dos recursos humanos a nível nacional e a melhoria da satisfação dos utentes.

Na nota informativa, o INEM dá conta de que o projecto “CODU Nacional” havia já sido galardoado com o 1º Prémio Kaizen Lean 2011, na categoria de «Excelência no Sistema de Melhoria Contínua como fonte geradora de inovação e competitividade no sector da saúde». Esta distinção visou destacar e premiar as organizações que são exemplos de boas-práticas.

 

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

SNS: para quando uma mudança win-win?
Editorial | Inês Rosendo, Direção da APMGF
SNS: para quando uma mudança win-win?

Não podemos ser indiferentes ao descontentamento dos médicos nos tempos que correm, nunca vi tantos médicos a dizerem pensar sair ou desistir do que construíram. Desde médicos de família que pensam acabar com as suas USF, por não verem vantagem em continuarem a trabalhar no sentido da melhoria contínua (e até sentirem que os desfavorece) até médicos hospitalares a querer deixar de ser diretores de serviço, sair do sistema público e/ou, até, reformar-se antecipadamente. Tudo o que foi construído parece à beira de, rapidamente, acabar.

Mais lidas