Jornal Médico Grande Público

Governo aprova criação do Centro Operacional do Norte do 112
DATA
17/01/2014 11:39:24
AUTOR
Jornal Médico
Governo aprova criação do Centro Operacional do Norte do 112

112O Governo aprovou a criação do Centro Operacional do Norte do número de emergência 112, que funcionará em paralelo com o do sul, permitindo fazer face a eventuais situações de catástrofe e possível falha de um dos sistemas.

A medida foi aprovada em Conselho de Ministros, no âmbito de uma resolução que visa o reforço dos meios de coordenação e a reorganização do modelo de funcionamento do número de emergência nacional.

“Pretende-se dotar o serviço 112 de uma base tecnológica mais actualizada, assim como de mecanismos de redundância mais resilientes, avançando-se para a criação do Centro Operacional do Norte, o qual garantirá a necessária redundância com o Centro Operacional do Sul, principalmente para fazer face a eventuais situações de catástrofe e possível falha de um dos sistemas”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O Centro Operacional do Norte passará a fazer o atendimento dos nove distritos a Norte de Coimbra.

O centro operacional é um sistema de base tecnológica que permite receber várias chamadas em simultâneo e possibilita um atendimento especializado e a identificação das chamadas falsas ou que não são de emergência.

Numa situação de emergência, quem ligar o 112 é atendido por um operador especializado que, com a ajuda do sistema informático, procede à localização, tipificação e recolha dos dados necessários para as tomadas de decisão.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas