Retirada de equipamento de extensão de saúde de Castelo de Paiva garantida por GNR
DATA
07/02/2014 11:07:50
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Retirada de equipamento de extensão de saúde de Castelo de Paiva garantida por GNR

[caption id="attachment_6528" align="alignleft" width="300"]cscastelodepaiva Gonçalo Rocha tem defendido que, apesar do encerramento da extensão de saúde, justificava-se tentar encontrar uma solução para garantir um atendimento de proximidade, que evitasse deslocações à sede do concelho (na imagem) de cerca de 2.000 utentes das freguesias de Santa Maria e S. Martinho de Sardoura[/caption]

A GNR foi ontem chamada a Sardoura, Castelo de Paiva, para garantir a retirada de mobiliário daquela extensão de saúde, encerrada em 31 de Dezembro, disse à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Gonçalo Rocha, o momento foi contestado por dezenas de populares que contestam o encerramento daquele equipamento.

Ao princípio da manhã, uma empresa de mudanças chegou ao local para retirar o equipamento e mobiliário da extensão que tem funcionado em instalações cedidas pela junta local.O presidente da câmara lamentou hoje que a tutela da saúde "não ouça as populações e tenha mandado chamar a GNR".

Em declarações à Lusa, o edil lamentou a situação, sobretudo porque, sublinhou, têm sido realizadas reuniões para tentar encontrar uma solução para o problema, o que não fazia prever a situação de hoje.

Gonçalo Rocha tem defendido que, apesar do encerramento da extensão de saúde, justificava-se tentar encontrar uma solução para garantir um atendimento de proximidade, que evitasse deslocações à sede do concelho de cerca de 2.000 utentes das freguesias de Santa Maria e S. Martinho de Sardoura.

O autarca esteve no local e prometeu à população que vai convocar, "para as próximas semanas", uma manifestação, à escala concelhia, para protestar contra o esvaziamento de serviços, nomeadamente na área de saúde.

À Lusa, disse estar muito preocupado com a possível saída de três médicos do centro de saúde, o que vai fragilizar ainda mais a assistência à população.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas