Jornal Médico Grande Público

Primeiro lugar do CHUC no ranking dos hospitais públicos mostra qualidade dos profissionais
DATA
10/02/2014 12:30:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Primeiro lugar do CHUC no ranking dos hospitais públicos mostra qualidade dos profissionais

[caption id="attachment_4379" align="alignleft" width="300"]hospitaisdauniversidadedecoimbra1 Criado em 2011, o CHUC agrega os hospitais da Universidade de Coimbra e Geral (vulgarmente conhecido por Hospital dos Covões), as maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, o Hospital Pediátrico e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra[/caption]

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) justifica o primeiro lugar alcançado no ranking dos hospitais públicos com  a qualidade e dedicação dos profissionais que ali prestam serviço.

"Mostra, antes de mais, a qualidade dos profissionais deste grande hospital que todos os dias colocam o seu saber, conhecimento e dedicação ao serviço dos doentes que em nós confiam", disse à agência Lusa José Martins Nunes.

Criado em 2011, o CHUC agrega os hospitais da Universidade de Coimbra e Geral (vulgarmente conhecido por Hospital dos Covões), as maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto, o Hospital Pediátrico e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Um estudo sobre a qualidade das unidades de saúde em termos de internamento, realizado por um investigador da Escola Nacional de Saúde Pública e divulgado sábado, revela que o CHUC estreia-se em primeiro lugar no ranking dos hospitais públicos portugueses.

José Martins Nunes destacou ainda a "excelência" da medicina praticada no CHUC, lembrando que o centro hospitalar "é o maior hospital português" e cuja actividade se reveste de "uma enorme complexidade".

"Será o único que possui todas as especialidades [médicas], exceptuando os transplantes pulmonares", indicou, destacando ainda diversas valências ali existentes como o centro de tumores oculares ou os centros de trauma e trauma pediátrico, entre outros.

Segundo dados de 2013, o CHUC possui ao serviço mais de 7.600 efectivos - dos quais quase 1.500 são médicos especialistas e 2.744 enfermeiros - abrangendo uma área de influência directa estimada em mais de 450 mil habitantes e uma área de influência total, enquanto centro hospitalar de referenciação, que ultrapassa 1, 6 milhões de habitantes.

No ano passado mais de 64 mil doentes agudos saíram das unidades de internamento do CHUC, foram realizadas mais de 880 mil consultas externas e cerca de 287 mil atendimentos de urgência, dos quais 60 mil de urgência pediátrica e 27.500 de obstetrícia e ginecológica.

O número de cirurgias realizadas em 2013 ultrapassou as 62 mil e o número de partos cifrou-se em 4.823.

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas