No Ano Europeu do Cérebro, Católica do Porto aposta na formação em Reabilitação Psicossocial
DATA
13/02/2014 12:58:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

No Ano Europeu do Cérebro, Católica do Porto aposta na formação em Reabilitação Psicossocial

universidadecatolicadoporto-foz1A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto vai lançar, este ano, uma nova edição do mestrado em Reabilitação Psicossocial, que se distingue pela forte componente prática e por integrar programas concretos que visam a promoção da saúde mental. Promovido em parceria com a Encontrar+se, associação para a promoção da saúde mental, esta formação destaca-se pela especialização ao nível da perturbação mental grave, desenvolvendo competências avançadas de avaliação e intervenção, seguindo os modelos atuais e baseados na evidência.

Tendo Portugal uma das mais elevadas taxas de doenças psiquiátricas na Europa, é crucial trabalhar no desenvolvimento de competências que possam fazer a diferença junto daqueles que são afectados directa, e indirectamente, por uma perturbação psiquiátrica. Torna-se, por isso, premente a existência de formações e programas que respondam, de forma eficaz, aos desafios que a intervenção nesta área apresenta, desenvolvendo propostas de intervenção que sejam compreensivas e integradoras.

É reconhecido que os problemas de saúde mental representam um grave problema de saúde pública. Os custos directos – despesas assistenciais – e indirectos – por exemplo, baixas por doença – atingem dimensões preocupantes, estimando-se que o impacto mundial acumulado, nomeadamente devido à perda de produtividade económica, possa ter ascendido a 16,3 mil milhões de dólares entre 2011 e 2030. A sensibilização e formação específica são ferramentas essenciais para enfrentar este problema.

Formação pioneira na área da saúde mental

A Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto possui, neste campo, uma posição pioneira, assumindo-se como a primeira instituição a disponibilizar um programa formativo tão abrangente, incluindo alguns modelos de intervenção inovadores em Portugal. Refira-se que a instituição integra, nas suas instalações, a única estrutura a operar de forma sistemática em Portugal – o “Learning Center” – espaço onde é desenvolvido o programa NEAR (Neuropsychological & Educational Approach to Remediation) na área da reabilitação cognitiva. Trata-se de um programa criado por Alice Medalia, especialista na área da reabilitação psiquiátrica que integra o corpo docente do mestrado em Reabilitação Psicossocial.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas