Jornal Médico Grande Público

Número de emergência médica: ainda há quem ligue para o 115 e para o 118
DATA
14/02/2014 09:54:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Número de emergência médica: ainda há quem ligue para o 115 e para o 118

inem - ambulânciaUm estudo sobre o enfarte em Portugal concluiu que há portugueses que desconhecem o número de emergência médica e que alguns ainda julgam que é o 115 .

Dos mil portugueses inquiridos, no âmbito de um estudo do Stent For Life, 5% (50) desconheciam que o número de telefone a ligar para chamar uma ambulância é o 112.

À pergunta “qual o número para chamar a ambulância em Portugal”, 3% (30) responderam que não sabiam, 1% (10) respondeu que era o 115 e 1% (10) respondeu que era o 118 (número das informações).

A estes 5% que, “de forma espontânea não indicaram correctamente o número de telefone” de emergência médica, foi perguntado posteriormente: “Dos seguintes números – 115, 112 ou 911 –, qual o número correto para chamar a ambulância em Portugal?”.

Aqui, 66% responderam que era o 112, mas 10% afirmaram ser o 115 e 7% disseram que era o 911 (número de emergência nos Estados Unidos), enquanto que 17% admitiram que não sabiam.

O estudo, apresentado em Lisboa, foi realizado por dois investigadores do ISCTE e é uma iniciativa do Stent For Life, um projecto europeu lançado pela European Association of percutaneous Cardiovascular Interventions e pelo EuroPCR, presente em dez países, sendo apoiado em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

O estudo pretendia aferir o conhecimento dos portugueses face ao enfarte agudo do miocárdio e aos seus sintomas, e perceber de que forma reagiriam perante um episódio de ataque cardíaco.

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas