Jornal Médico Grande Público

Hospital São João confirma indícios de fraude em duas situações detectadas em 2009
DATA
17/02/2014 10:43:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Hospital São João confirma indícios de fraude em duas situações detectadas em 2009

hospitaldesaojoaoA Administração do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) confirma que, na sequência de auditorias internas, em 2009, foram detectados indícios de fraude em duas situações que lesam a ADSE e aquela unidade hospitalar, envolvendo doze médicas, enfermeiras e outras funcionárias daquela unidade, acusadas de falsificar documentos de supostos tratamentos dermatológicos para fazer depilações à custa da ADSE.

Em comunicado, o CHSJ confirma que “no decorrer de auditorias internas feitas pelo Centro Hospitalar de São João, em 2009, foram detectados indícios de fraude em duas situações que lesam a ADSE e o CHSJ”, envolvendo os dois casos dezenas de colaboradores daquela unidade hospitalar.

“O primeiro caso foi comunicado ao Ministério Público que o levou a julgamento, do qual resultou uma condenação com obrigação de indemnização ao CHSJ, mas encontra-se pendente de recurso”, esclarece o mesmo comunicado.

No segundo caso, de acordo com o hospital, “os elementos apurados pelo CHSJ foram igualmente remetidos para o Ministério Público que deduziu acusação”, estando o hospital a acompanhar e a aguardar a realização do julgamento.

 

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas