Associação XXS distinguida com Prémio Internacional
DATA
17/02/2014 14:48:32
AUTOR
Jornal Médico
Associação XXS distinguida com Prémio Internacional

associaçãoxxs

A Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro (XXS) foi distinguida com o prémio "Our Common Future", na categoria de European Idea, no âmbito do 10º Encontro de Associações de Pais de Bebés Prematuros da EFCNI, que se realizou entre os dias 13 e 16 de Fevereiro em Munique.

A distinção, que teve como objectivo o reconhecimento internacional pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação XXS desde a data da sua fundação, em 2008, justifica-se pelo enorme sucesso e impacto internacional que a campanha do Dia Mundial da Prematuridade teve e que contou com o apoio de Cristiano Ronaldo e da fadista Mariza.

“É uma enorme satisfação ver a XXS ser reconhecida internacionalmente não só por esta campanha em particular mas por todo o trabalho que temos vindo a desenvolver de sensibilização junto da população, do poder político e de apoio aos bebés e famílias”, afirma Paula Guerra, da Direcção da Associação XXS.

O grande objectivo da EFCNI é garantir que todos os recém-nascidos têm um início de vida saudável. Nesse sentido, foi desenvolvida uma campanha Europeia designada SOCKS FOR LIFE que pretende, através do voto de todos os cidadãos, defender a melhoria dos cuidados prestados aos bebés prematuros em toda a Europa.

Anualmente nascem cerca de 500 mil bebés prematuros na Europa e 14,9 milhões em todo o Mundo. Mundialmente um em cada dez bebés, nasce prematuro

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas