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Açores: governo cria comissão para avaliar triagem de Manchester telefónica
DATA
18/02/2014 14:48:29
AUTOR
Jornal Médico
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Açores: governo cria comissão para avaliar triagem de Manchester telefónica

triagemO Governo dos Açores criou uma comissão para fazer o acompanhamento e auditoria da implementação da triagem de Manchester telefónica, realizada através do 'call center' da Saúde da região, que recebeu 3.700 chamadas nos dois primeiros meses de funcionamento.

"Esta comissão tem como objectivo garantir a fiabilidade dos protocolos que estão a ser utilizados e esta comissão faz também a ligação com o Grupo de Triagem de Manchester e com o Manchester Triage Group, que estiveram ligados à formação dos profissionais que trabalham neste serviço", acrescentou à Lusa fonte do Serviço Regional de Saúde.

Um despacho publicado hoje no Jornal Oficial dos Açores cria assim "a Comissão Local Executiva encarregada de implementar e acompanhar a Triagem de Manchester telefónica na região".

De acordo com a tutela, "nos dois primeiros meses de funcionamento (Dezembro e Janeiro), o 'call center' da Saúde dos Açores recebeu 3.700 chamadas que "tiveram o respectivo encaminhamento".

As chamadas são recebidas no Serviço Regional de Protecção Civil, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e "o projecto funde os conceitos de linha de emergência e de linha de aconselhamento de saúde".

A chamada é atendida por um elemento da PSP, "que desenvolve as acções adequadas, se a chamada envolver um caso de segurança pública, e transfere para os operadores da Protecção Civil, se a chamada estiver relacionada com a actividade dos bombeiros, ou para os enfermeiros, se o caso disser respeito a questões de saúde".

Nos casos de saúde, "a primeira preocupação é verificar se se trata de uma situação de emergência, sendo nessas situações imediatamente accionados os meios móveis, nomeadamente, a ambulância ou a viatura SIV".

De acordo com a tutela, "em grande parte, os questionários seguem o mesmo modelo da triagem já em funcionamento nos hospitais", mas "no restante foram adaptados a partir de modelos já em funcionamento em outros locais", nomeadamente em Londres.

Em Dezembro, e num balanço aos primeiros dias de funcionamento do modelo de Triagem de Manchester Telefónica, o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, salientou que “o sistema está bem implementado” e foi “desenhado de modo a dar as respostas necessárias à população”.

 

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Editorial
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