Hospital CUF Descobertas inicia ciclo de workshops “ABC da Função Respiratória”
DATA
26/02/2014 13:03:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Hospital CUF Descobertas inicia ciclo de workshops “ABC da Função Respiratória”

abcfunçãorespiratóriaO Centro de Alergia do hospital (CAHCUF) descobertas vai iniciar um ciclo de workshops de função respiratória, dirigido a licenciados em medicina. Designado "ABC da Função Respiratória", o ciclo começa no dia 22 de Março e termina em Setembro, informa a instituição em comunicado.

“Esta iniciativa tem como objectivo associar, da aquisição de conhecimentos teóricos, à vivência prática de um laboratório de função respiratória, equipado com os recursos mais actualizados para avaliar e diagnosticar as alterações funcionais induzidas pelas diversas afecções respiratórias, em qualquer idade, do lactente ao adulto idoso”, refere o comunicado, citando Mário Morais de Almeida, Director do Centro de Alergia da unidade hospitalar.

Até ao final de Setembro, o CAHCUF vai organizar quatro sessões: um workshop básico, visando a revisão abrangente dos fundamentos fisiopatológicos e das metodologias utilizadas, e três workshops avançados específicos (desde a avaliação da função respiratória em idade pré-escolar, da idade escolar ao adulto e no lactente), estes com grande componente prática.

Este ciclo de workshops conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Asma, Alergologia e Imunologia Clínica e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A Imunoalergologia do hospital CUF descobertas é um dos centros nacionais com maior número de casos tratados em todos os grupos etários. Funcionando de forma integrada com as restantes unidades da rede Saúde CUF, permite obter sinergias de actuação clínica e uma mais abrangente acessibilidade aos cuidados diferenciados das doenças alérgicas. Para mais informações consulte:

Consultar programa

 

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas